Oração diária, O Batista recebeu de Deus uma grande missão - Jo 1,29-34

Tempo do Natal antes da Epifania – Ano Litúrgico A

03 de janeiro de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, tu enviaste Jesus com a missão de nos introduzir no Reino da fraternidade. Dá-me a graça de reconhecê-lo e fazer-me seguidor dele.

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 2,29 – 3,6

Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos: 29Já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete pecado comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 98(97)

         — Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. 

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! 

— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

EVANGELHO: Jo 1,29-34

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
          – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!” 

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

João Batista dá testemunho a todo o Israel sobre o menino que acaba de nascer. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O Espírito desceu e permaneceu sobre ele. Ele é o Filho de Deus. A liturgia está falando daquele menino recém-nascido que está na cidade periférica de Belém na Judeia. Ele é o Cordeiro de Deus ou o Servo de Deus. A palavra talya na língua aramaica significa tanto “cordeiro” como “servo”. O Servo sofredor do profeta Isaías é maltratado, humilhado e levado como um cordeiro ao matadouro. Ele entrega sua vida para tirar o pecado do mundo. Ele não apenas carrega o pecado, mas o leva embora. O testemunho é dado no ambiente do Batismo. Os pecadores entravam nas águas do Jordão para serem batizados. Deixando-se batizar nas mesmas águas, Jesus não se torna solidário com o pecado, mas sim com os pecadores. O menino recém-nascido está aberto para acolher todos os que forem rejeitados pelos homens da Lei. Enquanto Moisés trouxe a Lei, Jesus trouxe a graça e a verdade. Ele desceu para ficar perto de todos nós. Não esperou que subíssemos até ele.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos com a Igreja o Santíssimo Nome de Jesus. Peçamos que o Espírito Santo nos ajude a viver o Evangelho com o nosso testemunho de vida.
Recolho-me em atitude de escuta e rezo: “Senhor Jesus, que eu tenha sempre em mente minha missão de ser presença do Reino e, onde quer que esteja, possa ser portador dos bens divinos. Amém.”

Leitura (Verdade)
João Batista anuncia: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. Quais personagens estão presentes no texto? Quem João apresenta? Qual é o tema principal do Evangelho?
“O testemunho de João condensa, numa imagem simbólica, importantes aspectos da cristologia deste Evangelho. A imagem do Cordeiro remete tanto à figura do Cordeiro pascal quanto à do Servo Sofredor. Ele é imolado para tirar o pecado do mundo, o que significa que seu sacrifício redentor se dá em benefício de toda a humanidade. João faz suas afirmações, não por ouvir dizer, mas porque ele mesmo viu e por isso dá testemunho. A evangelização supõe esta experiência única e pessoal. Maria Madalena, na manhã da ressurreição, anunciou: “Eu vi o Senhor!”. Somente aquele faz a experiência pessoal com Deus tem o direito de anunciar, sem ser impostor. É preciso ser antes discípulo para depois ser missionário. O testemunho de João condensa, numa imagem simbólica, importantes aspectos da cristologia deste Evangelho. A imagem do Cordeiro remete tanto à figura do Cordeiro pascal quanto à do Servo Sofredor. Ele é imolado para tirar o pecado do mundo, o que significa que seu sacrifício redentor se dá em benefício de toda a humanidade. João faz suas afirmações, não por ouvir dizer, mas porque ele mesmo viu e por isso dá testemunho. A evangelização supõe esta experiência única e pessoal. Maria Madalena, na manhã da ressurreição, anunciou: “Eu vi o Senhor!”. Somente aquele faz a experiência pessoal com Deus tem o jeito de anunciar, sem ser impostor. É preciso ser antes discípulo para depois ser missionário. “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia o Evangelho novamente e atualize-o, assimile-o e ligue-o com a sua vida. Qual palavra mais encontrou sintonia com a sua vida? Guarde a Palavra no coração e faça a sua meditação, procurando ouvir o Senhor.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração a partir da Palavra meditada. Exponha ao Senhor tudo aquilo que a Palavra tocou em você e conte a Ele o que você sente neste momento.
Oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Verbo feito carne, enviado pelo Pai, para ensinar aos homens a verdade que dá a vida. Sois a verdade incriada, o único Mestre. “Somente vós tendes palavras de vida eterna”. Nós vos louvamos e agradecemos, porque nos concedestes a luz da inteligência e da fé e nos chamastes à luz da glória. Nós cremos e abrimos nossa inteligência e todo o nosso ser para aceitar e viver a vossa palavra e tudo o que nos ensinais por meio da Igreja. Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria. Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos. Aumentai nossa fé, para que vos possamos contemplar eternamente no céu.”

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Antes de anunciar, é preciso viver a Palavra. Qual é a aplicação desta Palavra em sua vida?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]