ORação diária, Todo aquele que faz a vontade do meu Pai... - Mt 12,46-50

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

O Evangelho de hoje nos fala da relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem a sua Palavra.

Façamos a oração do dia: Pai, reforça os laços que me ligam aos meus irmãos e irmãs de fé, de forma a testemunhar que formamos uma grande família, cujo pai és tu.

Nossa Senhora do Carmo – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 16 de julho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Zc 2,14-17  

Leitura da Profecia de Zacarias.

14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação.”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO Lc 1,46-55 

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,

Pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome.

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

EVANGELHO: Mt 12,46-50

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Mãe, pai, filhos, irmãos são naturalmente associados. Formam uma família. Os laços de sangue os aproximam. É meu tio, primo, cunhado, minha nora, sogra. Os nomes se multiplicam multiplicando os laços de união entre todos. Associar-se pode também ser feito por disposição da vontade.

Não há laços de sangue, mas as pessoas se aproximam e se unem para um trabalho em comum, formando uma equipe de duração transitória, ou se juntam motivados por um mesmo ideal, num partido político, numa organização não governamental, numa associação religiosa. Há muitas comunidades de vida de tipo religioso. Na história da nossa pátria houve momentos e lugares de forte presença de associações religiosas leigas.

As Ordens Terceiras, por exemplo, marcaram a vida das Minas Gerais onde não era permitida a presença das Ordens Primeiras. Padres e Professos das Ordens podiam criticar a exploração do ouro. Uma das Ordens Terceiras ainda existente é a do Carmo. Os devotos de nossa Senhora usam o escapulário, que ela deu a São Simão Stock com promessas de bênçãos e proteção. Não é bom estar só e não é bom viver disperso. Seguir uma espiritualidade em união com irmãos e irmãs que se apoiam e expressam a fé numa caridade ativa é sempre de grande utilidade humana e cristã.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo. O Evangelho de hoje nos fala da relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem a sua Palavra.
Ele nos diz: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Quais personagens estão presentes na narrativa? Qual é o ensinamento de Jesus? Quem é considerado irmão, irmã e mãe de Jesus?

“Parece que os familiares de Jesus não se empolgaram com o anúncio da Boa-Nova. Muitos até reprovavam seu estilo de vida. Filho único, na mentalidade judaica, tinha o compromisso de deixar descendentes do sexo masculino para perpetuar a família. Este é o assunto que o clã familiar – genericamente denominado de irmãos – pretendia abordar. A audiência não foi concedida, e Jesus aproveita a ocasião para anunciar sua nova e verdadeira família, aquela que nasce da Palavra. A nova família ultrapassa os limites sanguíneos, afetivos e geográficos. A paternidade divina origina a fraternidade humana. O novo povo de Deus é aberto a todos e tem na Palavra seu referencial. É a comunidade que se dispõe a segui-lo.”

Meditação (Caminho)

Qual é a missão da sua família no mundo? De que forma sua família vive a fé? Sua família é edificada sobre a Palavra de Deus?
“Hoje, especialmente, celebramos a memória de Nossa Senhora do Carmo. No culto aos santos está, em primeiro lugar, Maria, a mãe de Jesus (Mateus 2,1; Marcos 3,32; Lucas 2,48; João 19,25). Com fundamentação bíblica, louvamos Maria, proclamando-a bem-aventurada. Nós, cristãos católicos, veneramos Maria porque Deus a escolheu para ser a mãe de seu filho Jesus, nosso único redentor e salvador. A palavra Carmo corresponde ao Monte Carmelo, que significa Jardim, na Palestina (Terra Santa). O escapulário é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”

Oração (Vida)

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum dos que recorreram à vossa proteção, imploraram a vossa assistência e clamaram por vosso socorro tenha sido por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !