Liturgia diária, Atitude de Herodes - Lc 9,7-9

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 9,7-9

Façamos a oração do dia: Pai, diversamente dos inimigos de Jesus, quero conhecer a identidade e a missão de teu Filho, pois é por ele que me guiarei para ser fiel a ti.

25ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 23 de setembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Ag 1,1-8  

Início da profecia de Ageu.

1No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote: 2“Isto diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor”. 3A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta Ageu: 4“Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas?

5Isto diz, agora, o Senhor dos exércitos: Considerai com todo o coração, a conjuntura que estais passando: 6tendes semeado muito, e colhido pouco; tende-vos alimentado, e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos embriagais; estais vestidos e não vos aqueceis; quem trabalha por salário, guarda-o em saco roto. 7Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a difícil conjuntura que estais passando: 8mas

subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 149

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos; com louvores do Senhor em sua boca; eis a glória para todos os seus santos.

EVANGELHO: Lc 9,7-9

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros

diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Herodes queria ver Jesus. Será ele João Batista ressuscitado? Será o profeta Elias que enfim apareceu? Algum antigo profeta ressuscitado? Busca resposta no que é conhecido sem perceber que está diante de algo novo. Por que quer ver Jesus? Quer degolá-lo como fez com João? Herodes se inquieta. As respostas lhe vêm do povo, que também não identifica Jesus. Mais tarde, Pilatos, sabendo que Jesus pertencia à jurisdição de Herodes, enviou-o ao rei, que se encontrava em Jerusalém. “Vendo Jesus, Herodes ficou muito contente; havia muito tempo que queria vê-lo, pelo que ouvia dizer dele; e esperava ver algum milagre feito por ele”, escreve São Lucas.

Herodes fez perguntas a Jesus, mas Jesus não lhe deu nenhuma resposta. Qualquer pessoa que se disponha a seguir com fidelidade Jesus Cristo e seus ensinamentos causa interrogação e muitas interpretações. Quem é, o que quer, a que veio, qual o sentido do que diz? Um exemplo em nossa história recente é o Papa Francisco. Voltou para trás até encontrar Jesus Cristo e com ele se identificar. Quem é este? A que veio? Que quer dizer com suas palavras? Papa Francisco olhou até encontrar Jesus e com ele buscou o essencial. Expôs o que realmente interessava ao ser humano necessitado de humanização.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que nos fala ao coração. Ele se dá a conhecer e encontrar por aqueles que estão abertos ao mistério de Deus.

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler o evangelho observe o que o texto diz. De quais acontecimentos Herodes teria ouvido falar? Por que Herodes identifica Jesus com João Batista? Qual é a relação entre eles? Quem é João Batista? Qual é o motivo da morte de João Batista?

“Sinal de contradição desde o berço, Jesus é uma figura que desafia a todos. Ninguém consegue ignorá-lo. Muitos desejam estar ligados a ele por toda a sua vida, mas outros procuram afastar-se ou diminuir sua importância. Muitos têm medo de não encontrar a Deus, outros temem encontrá-lo. Entre estes últimos está o personagem deste Evangelho, Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, que tentou matar Jesus Menino. Quem é esse homem? Herodes irá encontrá-lo na Paixão. João Batista, a quem Herodes mandou degolar, continuava a perturbar o sono do tirano. Ele deu o perfeito testemunho do profeta: anunciou a Jesus Cristo presente no mundo e denunciou o pecado. Não basta saber quem é Jesus. Discípulo é aquele que caminha após ele.”

Meditação (Caminho)

Não basta saber quem é Jesus. Discípulo é aquele que caminha após ele .
O que o texto diz para mim hoje? Com que disposições acolho as palavras e os ensinamentos de Jesus em minha vida? Qual atitude o texto me convida a viver hoje?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, temos um encontro direto com Deus. Ele está conosco e quer nos ouvir. Aproxime-se do Senhor com confiança e faça a sua oração, apresentando-lhe suas necessidades e preocupações.

“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós o meu coração, para que, deixando as sendas do erro, siga os vossos passos no caminho que conduz à vida.”

Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “ Quem é esse homem de quem ouço falar essas coisas?” O que a Palavra o(a) convida a viver neste dia?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !