Liturgia diária, É preciso ter fé para ser capaz de perdoar sempre! - Lc 17,1-6

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

32ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

13 de novembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, concede-me uma fé robusta que me predisponha ao perdão e me previna contra as atitudes que possam levar meu semelhante a se afastar de ti.

PRIMEIRA LEITURA:  Sb 1,1-7

Leitura do Livro da Sabedoria

1Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração. 2Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas, e se manifesta aos que nele confiam. 3Pois os pensamentos perversos afastam de Deus; e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos. 4A Sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito ao pecado. 5O espírito santo, que a ensina, foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a injustiça. 6Com efeito, a Sabedoria é o espírito que ama os homens, mas não deixa sem castigo quem blasfema com seus próprios lábios, pois Deus é testemunha dos seus pensamentos, investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua; 7porque o espírito do Senhor enche toda a terra, mantém unidas todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que

se diz.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 139

          — Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.

— A palavra nem chegou à minha língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; pusestes sobre mim a vossa mão. Esta verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.

— Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.

— Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habi

EVANGELHO: Lc 17,1-6

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus disse

a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós ti­vésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

É preciso ter fé para ser capaz de perdoar sempre. É preciso acreditar na pessoa do outro e acreditar que não lhe faltará a graça de Deus. Perdoe, perdoe sempre, dê oportunidade ao irmão e à irmã de recomeçar,

de se recuperar. Atenção, porém, aos escândalos que afetam a vida dos pequenos, sejam eles crianças, sejam eles adultos humildes, sejam eles discípulos. Há escândalos que afetam os pequenos e que devem ser punidos com a prisão. O perdão tem que ser acompanhado da punição, do arrependimento e da recuperação por causa da gravidade da falta. A prudência nos relacionamentos se faz acompanhar da vontade de não cometer escândalos. Mil passos dados começam com o primeiro. Atenção, pois, ao primeiro passo. Verifique para onde ele pode levá-lo. Há falhas na vida que se devem à falta de inteligência e à imprudência. A prudência ajuda-o a selecionar os meios que levam a determinado fim. A inteligência impede a ação da estupidez. A palavra escândalo significa tropeço e entende-se que quem comete escândalos se torna uma pedra de tropeço para os outros e causa de queda, chegando até à apostasia da fé.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração com o Evangelho de hoje. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “É inevitável que ocorram escândalos, mas ai daquele que os provoca!” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, repita as palavras ou frases que mais chamaram sua atenção e recorde outras citações bíblicas em que Jesus nos recomenda o perdão. Qual é a mensagem central do Evangelho?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Faça a meditação do Evangelho escutando a mensagem que Jesus Mestre lhe comunica. O que significa para você viver o perdão e a humildade? Você está aberto(a) ao convite do Senhor, para que a sua Palavra se concretize em sua vida?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração, mantendo em mente o que o Senhor lhe disse por meio de sua Palavra. Apresente-lhe suas preocupações e necessidades, conte-lhe o que se passa com você.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, o que você se propõe a viver hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]