Liturgia diária, É permitido curar ou não em dia de sábado? - Lc 14,1-6

30ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

03 de novembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, predispõe-me a manifestar meu amor a quem precisa de mim, sem inventar justificativas para me dispensar desta obrigação urgente.

PRIMEIRA LEITURA:  Rm 9,1-5

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos, 1não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência: 2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça.
4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos – Deus bendito para sempre! – Amém!

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 147,12-20

          — Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.

Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

EVANGELHO: Lc 14,1-6

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus nos faz pensar. Coloca questões aos chefes religiosos do seu tempo para que reflitam sobre o que ensinam, sobre o que é a vontade de Deus e o que são preceitos e tradições criados por nós mesmos. Se quem ouve tem boa vontade, pensa e reflete, é capaz de perceber que as interpretações da própria Palavra de Deus nem sempre condizem com a mesma Palavra, e que alguma coisa precisa ser mudada. O diálogo iniciado por Jesus traz consigo uma proposta de conversão, de mudança de direção, sempre a favor do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. É permitido curar ou não em dia de sábado? Qual é o critério para que uma coisa seja permitida ou proibida? Simplesmente a Lei, o que está escrito, a interpretação dada da Lei? O que fazem com o filho ou o boi que cai num poço num dia de sábado? Este homem que tem a mão seca pode ser curado no sábado ou deve esperar até o primeiro dia da semana? Deus não quer que alguém seja curado no sábado porque é um dia consagrado a ele? O que é verdadeiramente sagrado para Deus? As perguntas daquele tempo valem para os dias de hoje, quando o ser humano continua deslocado, fora do lugar previsto por Deus, que o fez pouco menos do que os anjos e o identificou com seu Filho.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
A Igreja celebra hoje o dia de São Martinho de Lima, santo do amor inconfundível pelos pobres, em especial pelas crianças. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho pausadamente e reflita sobre os personagens, sobre o diálogo que desenvolvem, sobre o lugar em que se dá a narrativa, sobre a situação das pessoas, sobre as ações de Jesus etc. Recorde outros textos bíblicos em que Jesus também realiza curas e identifique a mensagem central deste Evangelho.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? A cura que Jesus realiza não atinge somente o físico, mas restaura o ser humano por completo, em todas as suas dimensões. Jesus devolve a dignidade para que todo ser humano possa voltar a ser obra boa, plena, com sentido no seu viver. Qual caminho o Senhor lhe indica por meio de sua Palavra? Escute o que Ele tem a lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento da oração, em que você abre o seu coração ao Senhor. Viva este momento com muita confiança, pois Deus é misericórdia e perdão e está pronto para escutá-lo(a). Apresente as suas intenções, preces e louvores ao Senhor, pois Ele cura todas as feridas.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que apelo ela lhe faz neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !