Oração diária, João dá seu último testemunho sobre Jesus - Jo 3,22-30

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 3,22-30

No testemunho de João Batista, encontraremos a alegria com a Boa Nova trazida e vivenciada em Jesus, o Cristo.

Façamos a oração do dia: Pai, faze-me consciente do papel que me compete no serviço ao Reino, e leva-me a estar todo voltado para ti e para teu Filho Jesus, a quem o Reino pertence.

Tempo do Natal depois da Epifania – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 09 de janeiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 5,14-21

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 14esta é a confiança que temos no Filho de Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido. 16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar.

17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir.

19Nós

sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 149

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

EVANGELHO:  Jo 3,22-30

O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.

24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”.

27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É

necessário que ele cresça e eu diminua”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Amanhã celebraremos a festa do Batismo de Jesus, encerrando o Tempo do Natal e dando início à primeira parte do Tempo Comum. O Tempo de Natal foi um tempo de festas. O Menino nasceu no Natal. Nasceu numa família, a Sagrada. Sua mãe é verdadeiramente Mãe de Deus. Manifestou-se ao mundo todo quando foi visitado pelos Magos do Oriente. Solidário com todo o povo, entrou nas águas do rio Jordão e foi batizado por João Batista. O batismo de João prepara o povo todo para o Dia do Senhor, que é o juízo final, e para o Dia do Senhor, que é a vinda do Messias prometido. Sem precisar, Jesus aceita ser batizado por João em solidariedade com todos os pecadores deste mundo, que necessitam de compreensão e conversão. Entrando nas águas, ele as santifica e nos dá um novo batismo, que faz de nós criaturas novas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. No testemunho de João Batista, encontraremos a alegria com a Boa Nova trazida e vivenciada em Jesus, o Cristo.

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente e identifique o contexto da narrativa. Qual mensagem o evangelista deseja transmitir? Além de “noivo e amigo do noivo”, quais outras palavras simbólicas você identifica no texto?

“A informação de que Jesus batizava é própria de João. Ainda não se trata do batismo cristão, só possível após a morte e a ressurreição de Jesus. Era um batismo, um rito purificatório análogo ao de João, uma preparação para ingressar no Reino. Os dois grupos – de João Batista e de Jesus – estavam bem próximos. Desfazendo possíveis intrigas, João define sua missão. Ele é apenas o amigo do noivo; é aquele que prepara os caminhos do Senhor. Mais: situa a postura de todos os encarregados de preparar os caminhos do Senhor. “É necessário que ele cresça, e eu diminua.” Embora os discípulos tivessem de fazer tudo o que o Mestre fazia, não poderiam querer ocupar o seu lugar. Tudo precisa ser feito a partir de Cristo.”

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer? Que luz me dão as palavras de João Batista? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela lhe pede?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, você é convidado(a) a se dirigir ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença. Reze também pelas realidades que o(a) cercam.

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia. Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !