Liturgia diária Nascer da água e do Espírito - Jo 3,1-8

2ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

20 de abril de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 19 de abrilClique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me nascer de novo e renovar minha condição de discípulo de Jesus, totalmente confiado em ti, a serviço da construção do teu Reino.

PRIMEIRA LEITURA: At 4,23-31

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 23Naqueles dias, logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e os anciãos haviam dito. 24Ao ouvirem o relato, todos eles elevaram a voz a Deus, dizendo: “Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 25Por meio do Espírito Santo, disseste através do teu servo Davi, nosso pai: ‘por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vãs? 26Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias’. 27Foi assim que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e os povos de Israel contra Jesus, teu santo servo, a quem ungiste, 28a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade haviam predeterminado que sucedesse.
29Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua palavra. 30Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo servo Jesus”. 31Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram corajosamente a palavra de Deus.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 2

        — Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.
— Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.

— Por que os povos agitados se revoltam? Por que tramam as nações projetos vãos? Por que os reis de toda a terra se reúnem e conspiram os governos todos juntos contra o Deus onipotente e o seu Ungido? “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, “e lançar longe de nós o seu domínio!”

— Ri-se deles o que mora lá nos céus; zomba deles o Senhor onipotente. Ele, então, em sua ira os ameaça, e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz: “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, e em Sião, meu monte Santo, o consagrei!”

— O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!”

EVANGELHO: Jo 3,1-8

        – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Tendo celebrado os oito dias da Páscoa, a liturgia nos introduz agora nos sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Ressuscitamos com Cristo no Batismo e dele nos alimentamos na Eucaristia. Ele está no meio de nós até o fim dos tempos e se deixa ver nos sinais sacramentais. No capítulo terceiro do Evangelho de João, Jesus conversa com Nicodemos sobre nascer de novo do alto. Para ver o Reino de Deus é preciso renascer do alto. Como sempre, as palavras de Jesus são entendidas no nível humano. Nascer de novo significa, na prática, voltar ao ventre da mãe. Isto é possível? Jesus usa a linguagem humana porque não há outra para se comunicar conosco, mas ele está revelando realidades que vão além das palavras usadas. Já não se trata de pertencer ao povo de Deus por geração humana, e sim pela geração do Espírito.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste novo dia, somos convidados a nascer do alto para compreendermos o mistério de Deus e participarmos do seu Reino. Deixemo-nos conduzir pelo Espírito Santo nesta leitura orante, rezando:

Vem Espírito Santo, despertar a nova vida que vejo em mim.
Vem Espírito Santo, leva o meu coração pra mais perto de Ti.
Vem Espírito Santo, desenhar uma nova história em mim.
Vem Espírito Santo, faz de mim prova viva de que é mais feliz quem a Ti amar e contigo recomeçar.

Leitura (Verdade)
Este é o momento de compreender o texto. O que diz o Evangelho de hoje? Leia-o com calma e atentamente. Depois, faça uma nova leitura, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Qual é o contexto da mensagem de Jesus? Quais são as orientações dadas por Ele? Como Nicodemos acolhe essas orientações? Faça outras perguntas ao texto bíblico.
“Nicodemos é uma figura importante neste Evangelho e representa a autoridade judaica que reconhece que Jesus vem de Deus, mas que precisa romper com a situação sociorreligiosa para tornar-se discípulo de Jesus. Significativamente, ele procura Jesus à noite. Seu respeito humano ainda é grande, embora use a frase: “Sabemos que vens de Deus”. Sua caminhada é lenta, mas segura. Todos temos um ponto inicial na conversão e uma longa caminhada para completá-la. O importante não é a velocidade, mas continuar caminhando. Se temos a certeza de estar no bom caminho, o que nos resta é continuar caminhando. Maturidade é ficar com as próprias convicções, apesar dos outros. Os outros podem interferir, mas a decisão é nossa.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Qual palavra encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo? O convite que Jesus faz para Nicodemos é também direcionado a você? Você permite que o Espírito de Deus renove sua vida com sua graça?
Afirmar que vivemos segundo o Espírito Santo, recebido no batismo, supõe que vivamos radicalmente a nossa fé cristã. O nascer do alto, ou nascer de novo, todos os dias significa renovar nosso batismo e nossa adesão a Jesus Cristo, na escuta de sua Palavra, na vivência do amor, do perdão, da fraternidade, no comprometimento com nossos irmãos, impulsionados pela força do Espírito Santo.

Oração (Vida)
Reze inspirado(a) neste oração ao Pai de Misericordia.

Contemplação (Vida e Missão)
Escute a voz de Deus a lhe falar como você pode nascer de novo, nascer do alto, do Espírito. Faça seu propósito de vida.

Bênção
Benção da saúde:

  • O Senhor esteja convosco.
  • Ele esta entre nós.
  • Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
  • Por Cristo Nosso Senhor.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]