1ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A
28 de novembro de 2016
ORAÇÃO DO DIA
Pai, que a purificação da fé predisponha-me para ir ao encontro do Senhor. Como o homem pagão, quero manifestar uma fé imensa no poder salvífico de teu Filho Jesus.
PRIMEIRA LEITURA: Is 4,2-6
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
2Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel. 3Então, os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém. 4Quando o Senhor tiver lavado as imundícies das filhas de Sião, e limpado as manchas de sangue dentro de Jerusalém, com espírito de justiça e de purificação, 5ele criará em todo o lugar do monte Sião e em suas assembleias uma nuvem durante o dia, e fumaça e clarão de chamas durante a noite: e será proteção para toda a sua glória, 6uma tenda para dar sombra contra o calor do dia, abrigo e refúgio contra a ventania e a chuva. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
— Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro dos teus muros, tranquilidade em teus palácios!
— Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
EVANGELHO: Mt 8,5-11
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
É preciso que o Senhor venha. Necessitamos dele e de sua presença. Queremos que venha no fim dos tempos, queremos que venha de novo no Natal, queremos que venha no dia
Queremos que venha e, no entanto, não somos dignos de que entre em nosso mundo, em nossa casa, em nossa vida. Ele se dispôs a vir e virá de alguma forma. Não somos dignos, mas o queremos entre nós. Cremos em seu poder. Também nós damos ordens e as ordens são cumpridas. Com muita humildade o centurião romano pediu a ajuda de Jesus em favor de seu servo acamado. Tinha coração este homem. Não pertencia ao povo, era pagão, mas sentia o sofrimento do seu servo. Nele o amor se manifestou na sensibilidade. E tinha fé. Acreditava que Jesus, se quisesse, podia atender ao seu pedido. O nome de Deus é glorificado na fé deste pagão, representante de uma nação invasora, que se dirige a Jesus que é alguém que pode e intercede, sensibilizado, por seu servo, que é alguém que necessita. Ei-lo à mesa com Abraão, Isaac e Jacó.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Estamos na primeira semana do Advento, tempo em que recordamos a espera do Menino Jesus. No início de nossa oração, coloquemo-nos diante de Deus e peçamos a graça de nos prepararmos bem para receber Jesus, que veio e que vem ao nosso encontro. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu criado ficará curado.” No Evangelho de hoje temos um centurião, um guarda do templo, que se preocupa com um de seus servos. Faça a leitura do texto pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque as palavras que mais lhe chamam atenção. Depois, responda: como Jesus reage ao pedido do centurião? Que mensagem Ele nos deixa a partir desse encontro? Qual é o tema central do texto?
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O Evangelho de hoje nos mostra um gesto muito bonito e humano do guarda do templo, que intercede pelo seu servo para que Jesus o cure. Lendo o texto, o que mais o(a) tocou? O que você sente que Deus quis lhe dizer por meio desse Evangelho?
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O centurião dirigiu o seu pedido, ou seja, a sua oração, a Jesus e foi atendido. O que você deseja expressar ao Senhor neste momento de oração? Você pode começar agradecendo a vida que Ele lhe dá e tudo de bom que lhe acontece. Apresente-lhe também as pessoas necessitadas.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você deseja viver este dia? Com que palavra ou atitude de Jesus você deseja viver hoje?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
[apss_share]