Oração diária, Dias virão em que o noivo lhes será tirado - Mc 2,18-22

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

2ª Semana Comum – Ano Litúrgico B

15 de janeiro de 2018

ORAÇÃO DO DIA

Pai, a presença de Jesus na nossa história é motivo de grande alegria. Que a minha alegria consista em construir um mundo de amor e de fraternidade, como ele nos ensinou.

PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 15,16-23

Leitura do Primeiro Livro de Samuel

Naqueles dias, 16Samuel disse a Saul: “Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite”. Saul disse: “Fala!” 17Então Samuel começou: “Por menor que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O Senhor ungiu-te rei sobre Israel 18e te enviou em expedição, com a ordem de eliminar os amalecitas, esses malfeitores, combatendo até que fossem exterminados. 19Por que não ouviste a voz do Senhor, e te precipitaste sobre os despojos e fizeste o que desagrada ao Senhor?”
20Saul respondeu a Samuel: “Mas eu obedeci ao Senhor! Rea­lizei a expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá, e exterminei os amalecitas. 21Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e dos bois, o melhor do que devia ser eliminado para sacrificar ao Senhor teu Deus em Guilgal”. 22Mas Samuel replicou: “O Senhor quer holocaustos e

sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros. 23A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação. Assim, porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não és mais rei”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 50

          — A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
— A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

— Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

— Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

— Quem

me oferece um sacrifício de louvor, este sim é o que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.

EVANGELHO: Mc 2,18-22

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.
21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão

fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Dizia Maimônides, o sábio judeu, que “há dias em que todos os filhos de Israel jejuam por causa das desgraças que neles ocorreram, a fim de ‘acordar os corações’, e abrir os caminhos para o retorno ao caminho correto. E isso vai servir como lembrete das nossas más ações e das dos nossos antepassados, que foram semelhantes às nossas ações de hoje, a tal ponto que causaram a eles e a nós as mesmas desgraças. E é por meio da lembrança dessas coisas que voltamos a fazer o bem, como foi dito: ‘e confessou o seu pecado e o pecado de seus pais’”. O jejum tem, pois, o seu valor e pode ser praticado. No entanto, o evangelista São Marcos insiste em mostrar que algo novo está começando com a vinda de Jesus. É preciso entrar nessa novidade de vida com espírito renovado. Não basta um remendo. O jejum não pode ser um remendo novo em pano velho. É preciso que tudo seja novo. Jejuamos quando o noivo nos é tirado. Estar sem Cristo é jejuar, mas o jejum de alimentos ajuda a nossa vontade fraca a reencontrar o caminho que nos aproxima do Senhor.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
O Evangelho da liturgia de hoje nos convida a perceber a presença de Jesus no meio de nós. O jejum verdadeiro é aquele que nos leva a viver o compromisso e a fidelidade a Deus. Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ensina-me a compreender e viver o verdadeiro jejum e a reconhecer Jesus em nosso meio. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, destacando as palavras que mais o(a) tocaram, e recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste. Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus está instruindo? Qual é o tema do ensinamento de Jesus?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Qual palavra mais chamou sua atenção durante a leitura? No momento da meditação, mantenha em mente a Palavra de Deus, traga-a em seu coração, deixe que ela se torne vida em sua vida. Medite a Palavra e escute, por meio dela, o que o Senhor tem a lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração pessoal a partir da Palavra. Deus espera que, no momento da oração, os seus filhos se dirijam a Ele sem medo. Seja para agradecer ou pedir, o Senhor o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você pretende viver concretamente, durante o dia, aquilo que o Senhor lhe revelou?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]