Liturgia diária Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único - Jo 3,16-21
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 3,16-21

Somos salvos pela fé em Jesus Cristo e mostramos a fé nas obras que praticamos.

Façamos a oração do dia: Pai, instrui-me, por teu Espírito, a respeito da pessoa e da missão de Jesus, e leva-me a aderir ao teu Filho, sempre com maior radicalidade.

2ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 14 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 5,17-26 

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — 18cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública. 

19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23“Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas

estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”.

24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós pusestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 34(33)

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de

vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

EVANGELHO: Jo 3,16-21 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram

más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O batismo é uma profunda experiência de amor. “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Enquanto objetos são colocados uns ao lado de outros, pessoas se fazem presente e se encontram. Alguém se encontrou com o Cristo ressuscitado e se encantou. Entrou pela porta do batismo que o levou ao encontro de outras pessoas que fizeram o mesmo percurso. Juntos formam a comunidade dos batizados, que deixam tudo e seguem Jesus. Os membros dessa comunidade mostram, por suas obras, a adesão de fé a Cristo e a veracidade do batismo. Seu batismo não foi apenas um rito. Foi verdadeiro. No início da Igreja, os cristãos chamavam os que tinham sido batizados de “iluminados”, porque “quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam manifestadas, já que são praticadas em Deus”. Somos salvos pela fé em Jesus Cristo e mostramos a fé nas obras que praticamos. Amam as trevas mais do que a luz aqueles cujas obras são más.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Cristo ressuscitado é a luz que nos ilumina. Ele é o enviado do Pai, e todo o que nele crê possui a vida.

Peçamos a graça de compreender a Palavra que vamos meditar. Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o atentamente e procure compreendê-lo. Qual a missão de Jesus ao vir a este mundo?

“Na ótica do povo de Israel, a missão do Messias seria colocar um ponto final na maldade. E isso afetaria também os que fazem o mal, os pecadores. Jesus proclama que ele foi enviado não para condenar, mas para salvar o mundo. Não se trata de uma mão pesada que esmaga, mas de uma mão que acaricia. Para habilitar-se ao amor de Deus, o discípulo deve amar a luz e não escolher as trevas. A verdade e a luz são inseparáveis. Praticar o mal é escolher o erro e as trevas. Na tarefa de optar pela luz, o Pai envia seu Filho, encarnação da misericórdia. Aproximar-se da luz é a tarefa de cada um ao longo da vida. Esta tarefa deve ser retomada sempre. Há um ponto de partida, mas a tarefa nunca é concluída. Deus é a plenitude da luz.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Este é o momento de meditar o Evangelho lido e escutar o que Deus quer lhe dizer por meio de sua Palavra. Retome a leitura do Evangelho, deixe-se tocar profundamente por Deus e medite.
O que significa caminhar na luz e caminhar nas trevas? Suas ações mostram que elas são realizadas em Deus?
Jesus doou a sua vida pela nossa salvação. Sua vida é um dom que nos revela o amor de Deus por nós. Jesus é a vida, e quem nele crê e se entrega escolhe o caminho da vida, o caminho da luz.

Oração (Vida)

Ao Senhor, luz de nossa vida, peçamos a graça de sermos conduzidos pela Verdade. “Aumentai em nós a fé e fortalecei o nosso testemunho cristão no mundo.”
Inclua outras preces despertadas na sua oração.
Conclua rezando: “Pai misericordioso, dirige teu olhar sobre teu povo disperso por toda a terra. Faz com que todos quantos, pelo batismo, vivemos em Cristo ressuscitado saibamos sempre reconhecer a voz de pastor e guia da tua Igreja. Concede-nos a alegria do Espírito e a força de sermos fiéis. Que nossa fé seja estrela luminosa no céu dos homens, como Cristo ressuscitado é a luz, a verdade e a vida para sempre. Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em uma palavra o que você deseja viver hoje.
Ser luz para os irmãos e força construtiva na comunidade de fé pode ser uma sugestão pratica para este dia.

Bênção

Benção da saúde:

  • O Senhor esteja convosco.
  • Ele esta entre nós.
  • Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
  • Por Cristo Nosso Senhor.
  • Amém.
  • Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
    Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui