Liturgia diária Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único - Jo 3,16-21

2ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

22 de abril de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 21 de abrilClique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, instrui-me, por teu Espírito, a respeito da pessoa e da missão de Jesus, e leva-me a aderir ao teu Filho, sempre com maior radicalidade.

PRIMEIRA LEITURA:

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública.
19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23”Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”.
24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós pu­sestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO

       — Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

EVANGELHO: Jo 3,16-21

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Todo sacramento produz seu efeito pela ação de Deus e pela ação do ser humano. O ser humano, inteligente e livre, deve saber o que está fazendo e querer o que o sinal visível significa. Posso jogar toda a água do mundo sobre uma pessoa que não quer ser batizada e ela não estará sendo batizada. Deus respeita a liberdade humana. A água é o sinal sensível do Batismo, e o sinal de que alguém nasceu, ou não, para uma vida nova são suas obras. Suas obras podem ser vistas porque são boas e positivas. Não são más ou negativas. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz. No ritual do Batismo, acende-se uma vela no Círio Pascal para dizer que a pessoa batizada é iluminada pela luz de Cristo. A luz que brilha em nós vem da presença de Deus em nossa vida e das boas obras praticadas. O Espírito Santo, que vive em nós, se manifesta em ações concretas de amor. Deixe o Espírito se manifestar em muitos atos de amor expressos na solidariedade fraterna!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos e acalmo minhas emoções….
Cristo ressuscitado é a luz que nos ilumina. Ele é o enviado do Pai, e todo o que nele crê possui a vida.
Peçamos a graça de compreender a Palavra que vamos meditar. Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)
Leia novamente o Evangelho e observe o que Jesus fala das trevas e da Luz. O que diz o texto? Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura?
“Há sempre o perigo de criar um Deus à nossa semelhança. Podemos mesmo atribuir a ele nosso modo de pensar e nossos defeitos. A visão do Antigo Testamento caminhava nesse sentido. O próprio João Batista falava da ira de Deus. A Boa-Nova de Jesus segue um sentido inverso. Ele não foi enviado para julgar e condenar. Mostra toda sua acolhida aos pecadores, de todo tipo. Ele se compara a um médico disponível para todos os doentes. Jesus condena o pecado, mas ama o pecador. É o pai que deixa a porta aberta para o filho que gastou a herança; é o pastor que procura a ovelha perdida até encontrá-la. A misericórdia não é um atributo de Deus, ele é Misericórdia. Ele é infinito no amor e no perdão.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Quais são as ações de quem caminha conforme a verdade? Como você acolhe o amor de Deus por nós, por você? O que significa caminhar na luz e caminhar nas trevas? Suas ações mostram que elas são realizadas em Deus?
Jesus doou a sua vida pela nossa salvação. Sua vida é um dom que nos revela o amor de Deus por nós. Jesus é a vida, e quem nele crê e se entrega escolhe o caminho da vida, o caminho da luz.

Oração (Vida)
A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplando o quanto Deus já me mostrou de sua bondade e poder faço minha confissão de fé em Cristo o Filho de Deus vivo.

Bênção
Benção da saúde:

  • O Senhor esteja convosco.
  • Ele esta entre nós.
  • Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
  • Por Cristo Nosso Senhor.
  • Amém.
  • Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
    Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]