20ª Semana Comum – Ano Litúrgico C
16 de agosto de 2016
ORAÇÃO DO DIA
Pai, desapega meu coração das coisas deste mundo, livrando-me da ilusão de buscar segurança nos bens acumulados. E reforça minha fé na Providência!
PRIMEIRA LEITURA: Ez 28,1-10
Leitura da Profecia de Ezequiel – 1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Filho do homem, dize ao príncipe da cidade de Tiro: Assim fala o Senhor Deus: Porque o teu coração se tornou orgulhoso, tu disseste: ‘Eu sou um deus e ocupo o trono divino no coração dos mares’. Tu, porém, és homem e não um deus, mas pensaste ter a mente igual à de um deus.
3Sim, tu és mais sábio do que Daniel! Segredo algum te é obscuro. 4Com talento e habilidade adquiriste uma fortuna, acumulaste ouro e prata em teus tesouros. 5Com grande tino comercial aumentaste tua fortuna, e com ela teu coração se tornou soberbo. 6Por isso, assim diz o Senhor Deus: Por teres igualado tua mente à de um deus, 7vou trazer contra ti os povos mais violentos dos estrangeiros. Eles puxarão suas espadas contra a tua bela sabedoria e profanarão o teu esplendor.
8Eles te farão baixar à cova, e morrerás de morte violenta no coração
– Graças a Deus.
— Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
— Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
— Pensei: “Vou espalhá-los pela terra, farei cessar sua memória inteiramente”. Mas receava a reação dos inimigos, a má interpretação dos adversários.
— Eles diriam: Nossa mão prevaleceu, não foi o Senhor Deus que isto fez. Porque meu povo é gente sem juízo, é gente que não tem discernimento.
— Como pode um homem só perseguir mil, como dois podem fazer fugir dez mil? Não é porque sua Rocha os vendeu, não é porque o Senhor os entregou?
— Já vem o dia em que serão arruinados e o seu destino se apressa em chegar. Porque o Senhor fará justiça ao
EVANGELHO: Mt 19,23-30
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.
27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
O rico terá dificuldade de entrar no Reino dos Céus. Não se pode pensar que a riqueza em si seja empecilho para a salvação. O beato Pier Giorgio Frassati foi chamado de o burguês das bem-aventuranças. Os bens não o atrapalharam. Ao contrário. Sua cama confortável acolheu mendigos no inverno. Mas não é difícil ver como a ganância pela posse de bens corrompe as boas intenções, se elas existirem em quem é ganancioso.
É evidente que não participam da construção do Reino de Deus entre nós os que envergonham o país com a sua desonestidade. Poderão se salvar? Certamente. Deus lhes dará tempo para uma verdadeira penitência. E Pedro, que deixou tudo, quer saber o que vai receber em troca. Jesus é muito paciente na resposta. Quem deixou tudo, mesmo que fosse pouco, não ficará sem recompensa, e os Doze se sentarão e julgarão as doze tribos de Israel. O celibato consagrado na renúncia positiva não ficará sem a sua recompensa.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
No Evangelho de hoje, Jesus fala aos discípulos sobre o Reino dos Céus e sobre aqueles que podem ser salvos e seguir o caminho da vida nova com Ele.
Peçamos ao Espírito Santo a graça de escutar e acolher a Palavra de Deus, servindo somente a Ele. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó Espírito Santo de Deus, acendei em nós o fogo do vosso amor. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho sem perder de vista os verbos, os personagens e as palavras que mais se destacam. Qual o tema central do texto? Neste momento, é importante fazer sua leitura diversas vezes, até compreendê-lo.
Meditação (Caminho)
O texto que estamos meditando nos traz a pergunta dos discípulos sobre quem poderá ser salvo. E Jesus sugere que eles se libertem das coisas terrenas e o sigam. O que o texto diz a você? Jesus falou aos discípulos e fala também a você. Escute a voz do Mestre.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Oração é diálogo, por isso, conte ao Senhor tudo o que está em sua mente e em seu coração, sejam preocupações, seja gratidão. Aproxime-se de Deus neste momento e faça a sua oração.
Contemplação (Vida e Missão)
Permaneça em silêncio por alguns instantes e identifique o que você experimentou durante esta leitura orante. Qual sentimento surgiu em seu coração? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Comprometa-se a colocar em prática algo que a Palavra de hoje lhe ensinou.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
[apss_share]