Oração díária, Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré... - Jo 1,45-51

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 1,45-51

Deus sempre nos precede. Zaqueu não conhecia Jesus, mas jesus o conhecia. Da mesma forma, Natanael não sabia quem era Jesus, mas Jesus conhecia sua vida.

Façamos a oração do dia: Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.

20ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 24 de agosto de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ap 21,9b-14

Leitura do Apocalipse de São João – 9bUm anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 

12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 145(144) 

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos Santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens, e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração!

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente

EVANGELHO:  Jo 1,45-51

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus

viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Bartolomeu e Natanael são dois nomes para o mesmo apóstolo de Jesus. Depois da ressurreição, Jesus prepara uma refeição pascal na praia do lago de Genesaré. Sete apóstolos estão presentes. Os três primeiros mencionados são Pedro, Tomé e Natanael.

Pedro que negou, Tomé que não acreditou e Natanael que enfrentou o Mestre até com certa arrogância e o minimizou por ser de Nazaré. As listas dos apóstolos começam sempre com Pedro, Tiago e João. Esta da Páscoa começa com Pedro, Tomé e Natanael.

Aprendemos,

porém, muito com eles. Natanael deixou de lado sua falsa segurança, quando se deu conta de que Jesus o conhecia mais do que ele pensava. Fez então uma profissão de fé ainda limitada. Segundo o Evangelho de João, não basta dizer: “Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. É preciso “ver coisas maiores que estas” e chegar a dizer: “Tu és o Verbo de Deus encarnado”.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje festejamos São Bartolomeu, homem da pequena cidade de Caná, onde Jesus transformou a água em vinho. Um dos primeiros chamados de Cristo. Sofreu o martírio terrível, sendo esfolado vivo.

Vem e vê! Somos todos chamados encontrar pessoalmente com Jesus e deixar que Ele nos questione conforme nossa vocação, nossa fé e nossa realidade.

Leitura (Verdade)

“Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas.” Faça a leitura do Evangelho, destaque os elementos que mais lhe chamaram atenção e identifique a relação estabelecida entre os personagens. Qual é o desejo de Deus que o evangelista nos transmite por meio da narrativa?

“Deus sempre nos precede. Zaqueu não conhecia Jesus, mas este conhecia Zaqueu. Da mesma forma, Natanael não sabia quem era Jesus, mas Jesus conhecia sua vida. Ele conhece cada um e a cada um confia uma responsabilidade no Reino. Por vocação entendemos este chamado, que se torna missão.

Cabe a cada um responder a este chamado, que se destina ao serviço. Em nossa vida também existem momentos significativos, como Natanael sob a figueira. Ele conhece nossas lutas e nossas indecisões. Mesmo assim nos convoca para ver e realizar coisas maiores. Temos a responsabilidade, como Filipe, de anunciar a Boa-Nova e convidar outros para viver a aventura do Reino. Somos discípulos missionários, somos parceiros do Mestre.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que caminho o Evangelho de hoje me aponta?
Medite a Palavra de Deus e deixe que ela se torne vida em sua vida. Releia o texto, caso sinta necessidade. Como Nicodemos deixe-se conhecer por Jesus.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus?
“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja!

Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos.

Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração, cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Senhor, tu me conheces como sou. Ajuda-me a mudar!

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected].com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !