Oração diária O Espírito Santo falará através de nós

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 10,16-23

“Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos.” Não devemos provocar as perseguições, mas enfrentá-las.

Façamos a oração do dia: Pai, reveste-me com a força do teu Espírito a fim de que eu tenha força suficiente para perseverar, até o fim, no cumprimento da missão recebida de Jesus.

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 09 de julho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Gn 46,1-7.28-30  

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 1Israel partiu com tudo o que tinha. Ao chegar a Bersabeia, ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai, Isaac. 2Deus falou a Israel em visão noturna, dizendo-lhe: “Jacó! Jacó!” Ele respondeu: “Aqui estou!” 3E Deus lhe falou: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai: não tenhas medo de descer ao Egito, pois lá farei de ti uma grande nação. 4Eu mesmo descerei contigo ao Egito e te reconduzirei de lá quando voltares; e é José que te fechará os olhos”.

5Jacó levantou-se e deixou Bersabeia, e seus filhos o puseram, com as crianças e as mulheres, sobre os carros que o Faraó enviara para os transportar. 6Levaram, também, tudo o que possuíam na terra de Canaã; e foram para o Egito, Jacó com toda a sua família, 7com

seus filhos e netos, suas filhas e toda a sua descendência.

28Jacó enviou Judá na frente para avisar José e fazê-lo vir ao seu encontro em Gessen. E chegaram à terra de Gessen. 29José mandou atrelar seu carro e subiu a Gessen ao encontro do pai. Logo que o viu, lançou-se ao seu pescoço e, abraçado a ele, chorou longamente. 30Israel disse a José: “Agora, morrerei contente, porque vi a tua face e te deixo com vida”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 37(36)

— A salvação vem de Deus!

— A salvação vem de Deus!

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. Não serão envergonhados nos maus dias, mas nos tempos de penúria, saciados.

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.

A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

EVANGELHO: Mt 10,16-23

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

21O

irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

No discurso apostólico, Jesus previne os discípulos missionários sobre as dificuldades que vão encontrar pelo caminho. O importante é perseverar até o fim, mesmo tendo que fugir de uma cidade para outra. Esta é a realidade na qual vão viver e que terão de enfrentar. Vão ser levados a tribunais, vão passar por interrogatórios, serão açoitados, serão até odiados por causa do nome de Jesus Cristo. Fiquem firmes e não se preocupem.

O Espírito do Pai estará com eles e falará por eles. O primeiro grupo missionário liderado por Paulo passou por essa situação. Paulo fugiu de Antioquia da Pisídia para Icônio e de Icônio para Listra e Derbe. Mais tarde, em outra missão, fugiu de Filipos para Tessalônica e de lá para Atenas, até não poder fugir mais e ter que dar testemunho da fé em Jesus Cristo com a própria vida.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Neste dia celebramos a memória de Santa Paulina. Agradecemos a Deus as pessoas queridas que viveram entre nós e nos deixaram exemplos edificantes de santidade.
Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando o nosso coração.

Peçamos: “Ó Jesus, Mestre Divino, iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta oração com a Palavra produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

“Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos.” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção. Quais são as orientações de Jesus? Por que Jesus pede a prudência e a simplicidade? Qual deve ser a postura dos discípulos diante das dificuldades na missão?

“Os discípulos, que receberam o mesmo poder de Jesus, também terão o mesmo destino do Mestre: sofrer as consequências da missão que liberta e dá vida. Ele promete proteção nas horas difíceis, mas aconselha a prudência. O sentido de preservação da cobra e a simplicidade da pomba devem ser a estratégia do discípulo. Não devemos provocar as perseguições, mas enfrentá-las. E essas perseguições podem surgir de onde menos esperamos: dentro de nossa família e até mesmo dentro da comunidade cristã. Dom Helder Camara dizia: começar bem é graça; graça maior é perseverar no bom caminho. Mas a graça das graças é ser fiel até o fim. Jesus garante: o dever é perseverar até o fim. E sempre podemos contar com a graça.”

Meditação (Caminho)

No Evangelho de hoje, Jesus instrui os discípulos a respeito do anúncio do Reino de Deus. Os discípulos, por sua vez, o escutam. O que você escutou do Senhor por meio de sua Palavra? Qual caminho Deus o(a) convida a seguir? Se sentir necessidade, leia o texto novamente e faça a sua meditação.

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor suas preces, suas preocupações e seus pedidos.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude de vida nova você assumirá hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !