Oração diária, Multiplicação dos pães e peixes - Mc 6,34-44

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 6,34-44

Jesus é o bom pastor que soluciona as dificuldades dos filhos. Ele dá o Pão e a Palavra. Esta é a semana da manifestação do amor de Deus em Jesus Cristo.

Façamos a oração do dia: Pai, preserva-me da cobiça e da ganância que me impedem de ser generoso com meu semelhante. E abre meu coração para a partilha e a misericórdia.

Tempo do Natal depois da Epifania – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 05 de janeiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  1Jo 4,7-10

Leitura da Primeira Carta de São João.

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.

10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 72(71)

— Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Os reis

de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.

— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

EVANGELHO:  Mc 6,34-44

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes

vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Eis que brilha a luz da esperança para o povo que vive nas trevas da opressão. Não falta o alimento, pão e peixe, para quem tem fome. Não falta o impulso da motivação:

“Sou eu, não tenham medo”. Com palavras e gestos, Jesus dá uma Boa Notícia a quem precisa. Cura, então, um leproso. O Batista, por sua vez, na véspera da festa do Batismo de Jesus, em meio a uma discussão sobre o batismo, declara: “Ele deve crescer e eu diminuir”. Esta é a semana da manifestação do amor de Deus em Jesus Cristo.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que diz o texto? Destaque as instruções que Jesus dá aos discípulos. Qual é o convite central do texto? Retome as expressões que chamaram sua atenção.

“Os discípulos percebem que irão ficar sem tempo para se alimentar. Sua sugestão é despedir as multidões, deixando a cada um a responsabilidade de conseguir alguma coisa para comer. Diferentemente deles, Jesus pensa em outra saída. São como ovelhas sem pastor, ameaçadas, e por isso é necessário fazer alguma coisa. Substituindo o fatalismo pela solidariedade, surge a solução. E ainda existem sobras que devem ser recolhidas.

No Antigo Testamento, a multidão faminta foi saciada com o maná e, agora, o pão partido e partilhado alimenta a todos. É, sem dúvida, um sinal da Eucaristia, também pão partido e partilhado para a salvação do mundo. Jesus é o bom pastor, o pai de família, que soluciona as dificuldades dos filhos. Ele dá o Pão e a Palavra.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Como a atitude dos discípulos me faz refletir? O que o Senhor pede para mim hoje? Como está minha fé na pessoa de Jesus? Não diga que é impossível; faça alguma coisa.

Conclua com a oração do Pai-nosso.

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração. Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus. Amar, cuidar e rezar com e pelos mais necessitados.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui