Liturgia diária, Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus - Mc 12,13-17

9ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

06 de junho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, tudo quanto existe no universo te pertence. Ensina-me a subordinar tudo ao teu querer e a considerar-te a medida de tudo.

PRIMEIRA LEITURA: Tb ,9-14

Leitura do Livro de Tobias –

Eu, Tobias, na noite de Pentecostes, depois de ter sepultado um morto, 9tomei banho, entrei no pátio de minha casa e deitei-me, junto à parede do pátio, deixando o rosto descoberto por causa do calor. 10Não sabia que, na parede, por cima de mim, havia pardais aninhados. Seu excremento quente caiu nos meus olhos e provocou manchas brancas. Fui procurar os médicos para me tratarem. Quanto mais remédios me aplicavam, mais meus olhos se obscureciam com as manchas, até que fiquei completamente cego. Durante quatro anos estive privado da vista. Todos os meus irmãos se afligiram por minha causa. Aicar cuidou do meu sustento, durante dois anos, até que partiu para Elimaida.
11Naquela ocasião, Ana, minha mulher, dedicou-se a trabalhos femininos, tecendo lã. 12Entregava o produto aos patrões e estes lhe pagavam o salário. No sétimo dia do mês de Distros, ela separou a peça de tecido que estava pronta, e mandou-a aos patrões. Estes pagaram-lhe todo o salário e ainda lhe deram um cabrito para a mesa.
13Quando

entrou em minha casa, o cabrito começo a balir. Chamei minha mulher e perguntei-lhe: “De onde vem este cabrito? Não terá sido roubado? Devolve-o a seus donos, pois não temos o direito de comer coisa alguma roubada”. 14Ela respondeu-me: “É um presente que me foi dado além do salário”. Mas não acreditei nela e insisti que o devolvesse aos patrões, ficando bastante contrariado por causa disso. Ela então replicou: “Onde estão as tuas esmolas? Onde estão as tuas obras de justiça? Vê-se bem em ti o que elas são!”

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 111

          O coração do justo é firme e confiante no Senhor.
— O coração do justo é firme e confiante no Senhor.

— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

— Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos.

Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

EVANGELHO: Mc 12,13-17

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17Então

Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus é sempre questionado. Os que não o aceitam tentam importuná-lo o tempo todo. Primeiro foram os sumos sacerdotes, os escribas e os anciãos. Agora chegam dois grupos que nunca se deram, mas se unem para fazer oposição a Jesus. São os fariseus e os herodianos. Querem pegar Jesus de alguma forma e lhe perguntam se devem ou não pagar imposto aos romanos. Pergunta capciosa que pode deixar Jesus em má situação tanto com os romanos, se disser “não”, quanto com os judeus, se disser “sim”. A moeda do imposto tinha a efígie do imperador. Não é preciso procurar grandes interpretações para a resposta de Jesus. Ele se sai bem, podemos dizer, mas deixa no ar uma pergunta. Deem ao imperador o que é dele, e vocês estão dando a Deus o que a Deus pertence? O império romano se estendia pelo mundo afora e abrangia a terra de Israel. Uma situação não aceitável, mas um fato histórico. A questão era maior do que pagar o imposto. O Deus de Israel não aceitou ver o seu povo na servidão do Egito e não o queria ver em nenhuma servidão.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Na liturgia de hoje, Jesus nos convida a distinguir as coisas de Deus e as coisas dos homens, a “dar a Deus o que é de Deus e dar a César o que é de César”. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus neste dia e de nos deixarmos conduzir pelo Senhor que se faz presente. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente, destacando os versículos que mais lhe chamarem atenção, e identifique o contexto da narrativa. Qual ensinamento Jesus transmite quando afirma: “Devolvei a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”? Quais coisas pertencem a Deus e quais pertencem a César?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O que significa para você “dar a Deus o que é de Deus e dar a César o que é de César”? Você sabe distinguir as coisas de Deus e as coisas do mundo? Releia o texto e faça a sua meditação.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Coloque-se na presença do Senhor e faça a sua oração, pois Ele está com você e escuta seus pedidos, louvores e gratidão. Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !