Oração diária, É permitido ou não pagar imposto a César? - Mc 12,13-17

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 12,13-17

Jesus nos convida a distinguir as coisas de Deus e as coisas dos homens, a “dar a Deus o que é de Deus e dar a César o que é de César”

Façamos a oração do dia: Pai, tudo quanto existe no universo te pertence. Ensina-me a subordinar tudo ao teu querer e a considerar-te a medida de tudo.

9ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 01 de junho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Tb 2,9-14  

Leitura do Livro de Tobias.

Eu, Tobias, na noite de Pentecostes, depois de ter sepultado um morto, 9tomei banho, entrei no pátio de minha casa e deitei-me, junto à parede do pátio, deixando o rosto descoberto por causa do calor. 10Não sabia que, na parede, por cima de mim, havia pardais aninhados. Seu excremento quente caiu nos meus olhos e provocou manchas brancas. Fui procurar os médicos para me tratarem. Quanto mais remédios me aplicavam, mais meus olhos se obscureciam com as manchas, até que fiquei completamente cego. Durante quatro anos estive privado da vista. Todos os meus irmãos se afligiram por minha causa. Aicar cuidou do meu sustento, durante dois anos, até que partiu para Elimaida.

11Naquela

ocasião, Ana, minha mulher, dedicou-se a trabalhos femininos, tecendo lã. 12Entregava o produto aos patrões e estes lhe pagavam o salário. No sétimo dia do mês de Distros, ela separou a peça de tecido que estava pronta, e mandou-a aos patrões. Estes pagaram-lhe todo o salário e ainda lhe deram um cabrito para a mesa.

13Quando entrou em minha casa, o cabrito começo a balir. Chamei minha mulher e perguntei-lhe: “De onde vem este cabrito? Não terá sido roubado? Devolve-o a seus donos, pois não temos o direito de comer coisa alguma roubada”. 14Ela respondeu-me: “É um presente que me foi dado além do salário”. Mas não acreditei nela e insisti que o devolvesse aos patrões, ficando bastante contrariado por causa disso. Ela então replicou: “Onde estão as tuas esmolas? Onde estão as tuas obras de justiça? Vê-se bem em ti o que elas são!”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 112(111)

— O coração do justo é firme e confiante no Senhor.

— O coração do justo é firme e confiante no Senhor.

— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos.

— Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

EVANGELHO: Mc 12,13-17

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”

15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles

levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Fazem perguntas, mas não estão interessados nas respostas. Não estão interessados em nenhuma resposta e em nenhuma afirmação feita por Jesus. Jesus não lhes interessa, e armam ciladas para pegá-lo. Não estão em busca da verdade. O mesmo acontecerá com a comunidade de Jesus ao longo dos séculos. Fariseus e herodianos mudarão de nome continuando sempre com a mesma astúcia. Jesus os incomoda, assim como a sua Igreja.

A pergunta era: “Devemos ou não pagar impostos ao imperador romano?”. Jesus responde com outra pergunta. “De quem é a figura e a inscrição que está na moeda do imposto?”. Se aceitaram o sistema econômico do império, aceitem também as consequências. A moeda é do imperador. Entreguem a ele e fiquem livres dela. Mas deem a Deus o que é de Deus. Se a resposta não parece clara, é de propósito, para que continuem a pensar. As perguntas se multiplicam. Afinal, o que é de Deus e o que é de César, o imperador? Como se comportavam de fato os fariseus e os herodianos diante do “divino Augusto”?

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Neste momento de Leitura Orante, queremos estar na presença de Jesus com sinceridade. Ele nos conhece profundamente. Deixemos que sua Luz esquadrinhe nosso ser e nos purifique de toda a hipocrisia.

Leitura (Verdade)

No Evangelho, Jesus nos convida a distinguir as coisas de Deus e as coisas dos homens, a “dar a Deus o que é de Deus e dar a César o que é de César”.
Leia o evangelho com atenção e perceba as atitudes de cada personagem. Qual o comportamento do Mestre? Qual ensinamento Jesus nos transmite quando afirma: “Devolvei a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”? Quais coisas pertencem a Deus e quais pertencem a César?

“A moeda, quase sempre manchada por crimes, roubos e violências, é apresentada a Jesus. Unidos, fariseus e partidários de Herodes preparam uma cilada. Caso Jesus dissesse que não se devia pagar impostos, iriam acusá-lo diante das autoridades; o sim o colocaria em descrédito diante das multidões, especialmente dos pobres, esmagados pelos impostos. Jesus desce ao fundo da questão: quem é César e quem é Deus? César representa o poder corrompido, que se autoproclamou divindade; Jesus é o Filho de Deus, Senhor do céu e da terra. Suas leis ultrapassam o limiar dos templos e perpassam as fronteiras dos reis. Jesus denuncia o poder-dominação e institui o poder-serviço. Ele é Rei da fraternidade, do serviço e do bem comum.”

Meditação (Caminho)

O que este relato diz para mim hoje? Como eu exerço meu poder, nas relações de trabalho, nas relações afetivas, nas crenças que cultivo em mim? O que realmente eu busco ao dialogar com Deus?

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração com os sentimentos mais verdadeiros.
Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades da humanidade. Amar, cuidar e rezar com e pelos mais necessitados.
A oração do Pai-nosso nos abre a Deus e aos irmãos. Vamos rezar com toda a confiança a oração de Jesus.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !