Liturgia diária - A cura do cego de nascença - Jo 9,1-41

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !

4º Domingo da Quaresma – Ano Litúrgico A

26 de março de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, abre meus olhos para que eu reconheça Jesus como teu Messias Salvador. Livra-me da cegueira provocada por falsos raciocínios, mesmo com roupagem religiosa.

PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 16,1b.6-7.10-13a

Leitura do Primeiro Livro de Samuel – Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: 1bEnche o chifre de óleo e vem para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos. 6Assim que chegou, Samuel viu a Eliab e disse consigo “Certamente é este o ungido do Senhor!”
7Mas o Senhor disse-lhe: Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”.
10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?”
Jessé respondeu: Resta ainda o mais novo que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar”.
12Jessé mandou buscá-lo. Era Davi, ruivo, de

belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!”
13aSamuel tomou o chifre com óleo e ungiu a Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia o espírito do Senhor se apoderou de Davi.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 22

          — O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma.

— O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro,/ pela honra do seu nome./ Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,/ nenhum mal eu temerei./ Estais comigo com bastão e com cajado,/ eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo;/ com óleo vós ungis minha cabeça,/ e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me,/ por

toda a minha vida;/ e, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos.

SEGUNDALEITURA: Ef 5,8-14

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos: 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. 9E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade. 10Discerni o que agrada ao Senhor. 11Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as. 12O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo.
13Mas tudo que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz. 14É por isso que se diz: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

EVANGELHO:  Jo 9,1.6-9.13-17.34-38

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

          Naquele tempo,

1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”
13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”
16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”
17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.
34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.
35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Deus escolheu Davi, filho de Jessé, para ser rei do seu povo. Samuel ungiu o rei Davi, que ficou cheio do Espírito Santo. Jesus também unge os olhos do cego e manda que vá se lavar na piscina de Siloé, que significa o Enviado, porque Jesus é o enviado do Pai. O cego é curado e passa a enxergar. Enxerga o Cristo, ajoelha-se e faz sua profissão de fé. O que deveria ser motivo de alegria não alegra o coração de todos. Um cego foi curado e os discípulos querem saber quem era pecador, ele ou seus pais. Um cego foi curado e os fariseus negam a verdade do fato, e chamam a ele e a Jesus de pecador. Ele é cego, por isso é pecador. Jesus é pecador porque cura no dia de sábado. A cegueira, numa ideologia religiosa, é castigo do pecado. O sábado, na mesma ideologia, está acima das necessidades do ser humano. A discussão se acalora, o relato se torna agitado em discordâncias, acusações, expulsões, para terminar num diálogo calmo e sereno entre Jesus e o que foi cego. Quem, afinal, é pecador nessa história toda?
A cura do cego mostra que é pecador aquele que não tem sensibilidade para com os outros. Deve, portanto, converter-se da dureza do coração quem não se alegra com o bem do seu irmão, e deve converter-se ao irmão e à irmã. É isto o que agrada ao Senhor. Os fariseus, se de fato enxergam, por que não se alegram com a cura de um ser humano? Proceder como filhos da luz é produzir frutos de bondade, de justiça e de verdade. Três palavras a serem meditadas e praticadas juntamente com o jejum, a oração e a esmola. Temos aí um pequeno programa de vida quaresmal que se estende pelo ano afora.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
4º Domingo da Quaresma. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o caminho que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós neste tempo especial da quaresma.
Rezemos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus está instruindo? Quais são as suas exortações? Qual é o caminho apontado por Jesus?
“Estar numa multidão e não ser visto é uma das experiências mais solitárias do ser humano. Em nossas grandes cidades é assim mesmo. Ninguém se importa com o outro, com seus dramas, suas necessidades, dores e sofrimentos. Não temos tempo para perceber ninguém que não nos interessa. No texto de hoje, Jesus viu o cego de nascença. Ninguém é multidão para Jesus porque ele nos vê em nossas individualidades. Jesus se importa com cada ser humano. A pior cegueira é aquela em que se deixa de enxergar o sentido real da vida. Quem tem Jesus como a luz dos olhos, sai das trevas do pecado e da escuridão que entorpece a razão. Hoje, temos muita gente cega com olhos saudáveis.”(Frei Mário Sérgio Souza, Viver a Palavra no dia a dia 2017, Paulinas).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? Qual é o caminho que a Palavra me convida a seguir? Quais realidades me impedem de ter os olhos abertos para enxergar a beleza da vida? De quais cegueiras Jesus quer me curar?

Oração (Vida)
Entregue ao Senhor os apelos que surgiram em seu coração. Peça a graça de ser curado das cegueiras que o afligem. Recorde de pessoas que vivem na escuridão da fé e as entregue ao Senhor.

Contemplação (Vida e Missão)
Procure no dia de hoje, iluminado pela Palavra de Deus, iluminar de alguma maneira a vida de alguém.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]