Liturgia diária - Eu vos mostrei muitas obras... - Jo 10,31-42

PRECISO MUITO TE AJUDA ! FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

O site acumula uma divida e diante a crise que todos estamos passando essa divida esta aumentando podendo até o site sair fora do ar.

Divida atual: R$ 2800,00
Valor arrecadado: R$ 849,00 (22/04/2021 - 07:30 - atualizaremos quando recebermos uma nova doação)

Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente.

PIX CHAVE CELULAR: 19 987634283
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

OU

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Quem não tem pix e puder doar por boleto esse é meu numero de WhatsApp 19 987634283 me chama e como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 10,31-42

Em Jesus e por meio de Jesus encarnado podemos sentir algo do que Deus é. Vendo e ouvindo Jesus, saberemos um dia que vimos e ouvimos o Pai.

Façamos a oração do dia: Pai, reforça minha fé em Jesus, em cujas palavras e ensinamentos tu te fazes presente na nossa história humana.

5ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 26 de março de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Jr 20,10-13 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: “Denunciai-o, denunciemo-lo”. Todos os amigos observavam minhas falhas: “Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele”.

11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus.

– Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

SALMO 18(17) 

— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.

— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.

— Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador!

— Meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo!

— Ondas da morte me envolveram totalmente, e as torrentes da maldade me aterraram; os laços do abismo me amarraram e a própria morte me prendeu em suas redes.

— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e elevei o meu clamor para o meu Deus; de seu Templo ele escutou a minha voz, e chegou a seus ouvidos o meu grito.

EVANGELHO: Jo 10,31-42 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas

obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”

33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?

35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.

39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu

ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Os judeus pegaram em pedras para apedrejar Jesus.” A hora final se aproxima. Querem eliminar Jesus a qualquer preço. Pretendem apedrejá-lo. Dizem que não é pelas boas obras que ele faz, e sim pela blasfêmia. Percebiam que de alguma forma ele dava a entender que era Deus. A ouvidos piedosos, dizer-se Deus era uma afirmação ofensiva. São estes os inícios da revelação de Deus em Jesus Cristo. Em Jesus e por meio de Jesus encarnado podemos sentir algo do que Deus é. Vendo e ouvindo Jesus, saberemos um dia que vimos e ouvimos o Pai. Nenhuma blasfêmia, mas muito mistério.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Estamos no período da Quaresma. Faço o sinal da cruz e coloco-me diante de Deus, por meio de sua Palavra, com tudo o que sou e tenho. Deixo que sua graça me plenifique e a sua luz ilumine minha mente para que a Palavra renove minhas atitudes e fortaleça a minha fé.

Oração: Nós vos pedimos Pai de bondade, que corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo. Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto do Evangelho de hoje? Procure destacar as palavras mais pertinentes.

“Genericamente chamados de judeus, os inimigos de Jesus o acusam de blasfêmia. Ele havia dito: eu e o Pai somos um. O Levítico previa o apedrejamento para os casos de blasfêmia. Jesus abre um horizonte luminoso, garantindo que todo aquele que crer pode ser chamado filho de Deus. Existe uma relação direta entre pai e filhos. Chamamos a Deus de Pai e, por isso, temos o direito de assumir o nome de filho. A acusação contra Jesus é retomada pelo sumo sacerdote diante do Sinédrio. Jesus olha a questão por outro ângulo: as obras que ele faz. E as ovelhas – grupo dos que creem – veem as obras e escutam a voz do Mestre. O Reino e o Pai são os temas preferidos de Jesus e, por isso, seu discurso não pode ser mudado.

Meditação (Caminho)

Faça sua reflexão procurando escutar e aderir ao caminho que a Palavra lhe indicar. Deixe-se conduzir pelo Espírito e purificar pelos méritos da Paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Oração (Vida)

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó Bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do espírito maligno defendei-me.
Na hora da morte, chamai-me. E mandai-me ir para Vós. Para que com Vossos Santos Vos louve. Por todos os séculos dos séculos, Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você quer vigiar e cuidar hoje para que sejam segundo os ensinamentos do Evangelho?

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui