Oração diária, Coragem teus pecados estão perdoados! - Mt 9,1-8

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 9,1-8

A missão de Jesus pode ser resumida numa frase: reconciliar a humanidade com o Pai. Deus nos perdoa; ele perdoa sempre e a todos

Façamos a oração do dia: Pai, que minha fé ilimitada em teu Filho Jesus seja penhor de perdão e cura. Que o poder de Jesus me cure a partir do meu interior

13ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 01 de julho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Gn 22,1-19 

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 1Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse:

“Abraão!” E ele respondeu: “Aqui estou”. 2E Deus disse: “Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um monte que eu te indicar”.

3Abraão levantou-se bem cedo, selou o jumento, tomou consigo dois dos seus servos e seu filho Isaac. Depois de ter rachado lenha para o holocausto, pôs-se a caminho, para o lugar que Deus lhe havia ordenado. 4No terceiro dia, Abraão, levantando os olhos, viu de longe o lugar. 5Disse, então, aos seus servos: “Esperai aqui com o jumento, enquanto eu e o menino vamos até lá. Depois de adorarmos a Deus, voltaremos a vós”.

6Abraão tomou a lenha para o holocausto e a pôs às costas do seu filho Isaac, enquanto ele levava o fogo e a faca. E os dois continuaram caminhando juntos. 7lsaac

disse a Abraão: “Meu pai”. “Que queres, meu filho?”, respondeu ele. E o menino disse:

“Temos o fogo e a lenha, mas onde está a vítima para o holocausto?” 8Abraão respondeu: “Deus providenciará a vítima para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram caminhando juntos.

9Chegados ao lugar indicado por Deus, Abraão ergueu um altar, colocou a lenha em cima, amarrou o filho e o pôs sobre a lenha em cima do altar. 10Depois, estendeu a mão, empunhando a faca para sacrificar o filho. 11E eis que o anjo do Senhor gritou do céu, dizendo: “Abraão! Abraão!” Ele respondeu: “Aqui estou!” 12E o anjo lhe disse: “Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho único”. 13Abraão, erguendo os olhos, viu um carneiro preso num espinheiro pelos chifres; foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho. 14Abraão passou a chamar aquele lugar: “O Senhor providenciará”. Donde até hoje se diz: “O monte onde o Senhor providenciará”.15O

anjo do Senhor chamou Abraão, pela segunda vez, do céu, 16e lhe disse: “Juro por mim mesmo — oráculo do Senhor —, uma vez que agiste deste modo e não me recusaste teu filho único, 17eu te abençoarei e tomarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos. 18Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste”. 19Abraão tornou para junto dos seus servos, e, juntos, puseram-se a caminho de Bersabeia, onde Abraão passou a morar.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 115(114)

— Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.

— Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.

— Eu amo o Senhor, porque ouve o grito da minha oração. Inclinou para mim seu ouvido, no dia em que eu o invoquei.

Prendiam-me as cordas da morte, apertavam-me os laços do abismo; invadiam-me angústia e tristeza: eu então invoquei o Senhor “Salvai, ó Senhor, minha vida!”

— O Senhor é justiça e bondade, nosso Deus é amor-compaixão. É o Senhor quem defende os humildes: eu estava oprimido, e salvou-me.

— Libertou minha vida da morte, enxugou de meus olhos o pranto e livrou os meus pés do tropeço. Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos.

EVANGELHO: Mt 9,1-8

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”

3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?

6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Depois de ter acalmado a tempestade e ter curado dois possessos, Jesus cura um paralítico. Quando acontece alguma coisa extraordinária, seja com uma pessoa, seja na natureza, falamos em milagre. Examinando bem o que aconteceu, chega-se à conclusão de que não se encontrou uma explicação para o fato acontecido. Dizemos “fato” porque foi feito, aconteceu e foi visto. Se houver algo de religioso em torno do acontecimento, diremos que foi um milagre feito por Deus, porque somente Deus pode fazer milagres.

Narrando milagres, os evangelistas não estão apenas dando notícia do que aconteceu. Eles estão anunciando a pessoa de Jesus e seu Reino, que está chegando. Na cura do paralítico, Jesus também perdoou os pecados, escandalizando alguns escribas que lá estavam. Logo pensaram: “Ele está blasfemando, porque só Deus pode perdoar os pecados”. Os milagres mostram quem é Jesus e qual é a vontade de Deus Pai para a humanidade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“Coragem, filho, teus pecados estão perdoados.” Com essas palavras, Jesus restituiu a saúde ao paralítico, depois de observar que grande era a fé daqueles que o conduziram até Ele. Que a Palavra de Deus toque a nossa mente, nossa vontade e nosso coração e nos faça perceber a grande misericórdia que Deus tem para conosco. e que possamos usar de misericórdia com nosso próximo.

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com atenção e perceba quem são os personagens presentes na narrativa. Por que alguns criticam Jesus? Quem são esses? Repare como o olhar de Jesus sempre alcança os necessitados. Ele veio para trazer a libertação e nos possibilitar a vida em plenitude.

“O paralítico é figura do ser humano incapaz de qualquer atividade. As causas da paralisia são numerosas e, por isso, curá-lo significa devolver-lhe a possibilidade de caminhar livremente na vida. A cama que o aprisionava é superada e o homem volta para sua casa, isto é, para sua vida normal. Quem carrega a cama, agora, é outra pessoa: livre do mal físico e das amarras do pecado. A comunidade também tem destaque: vendo a fé que eles – comunidade – tinham, acontece a cura. A missão de Jesus pode ser resumida numa frase: reconciliar a humanidade com o Pai. O perdão, verdadeiro privilégio, é considerado blasfêmia pelos escribas. Deus nos perdoa; ele perdoa sempre e a todos, mas não garante a ninguém o dia de amanhã.”

Meditação (Caminho)

Como Jesus se revela? Sobre o que o texto bíblico me leva a refletir? Tenho fé no Filho de Deus, que perdoa e restaura minha vida? Creio que Ele tem o poder de me libertar de tudo o que me paralisa? Como me comporto ao ver outros fazendo o bem?

Oração (Vida)

O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia.

“Senhor Jesus, tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém” (Oração composta pela Arquidiocese de Brasília).

Contemplação (Vida e Missão)

Depois de orar com essa Palavra que sentimentos habitam seu coração? O que você se propõe a viver? Como pretende ser grato(a) a Deus pelas muitas vezes que você foi beneficiado(a) pela ajuda de outros?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. – Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém. – Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém. – Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !