14ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C
08 de julho de 2019
ORAÇÃO DO DIA
Pai, que minha resposta imediata aos apelos de meus semelhantes manifeste a veracidade do que proclamo por meio de palavras.
PRIMEIRA LEITURA: Gn 28,10-22a
Leitura do Livro do Gênesis –
Naqueles dias, 10Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. 11Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se havia posto. Tomou uma das pedras do lugar, fez dela travesseiro e ali mesmo adormeceu. 12E viu em sonho uma escada apoiada no chão, com a outra ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela.
13No alto da escada estava o Senhor que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes. 14A tua descendência será como o pó da terra, e te expandirás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. 15Estou contigo e te guardarei onde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi”.
16Ao despertar, Jacó disse: “Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia”. 17Cheio
18Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra de que tinha feito travesseiro e a pôs de pé para servir de coluna sagrada, derramando óleo sobre ela. 19E deu ao lugar o nome de “Betel”. Antes, porém, a cidade chamava-se Luza. 20Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, dando-me pão para comer e roupa para vestir, 21e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. 22aE esta pedra que ergui como coluna sagrada, será uma ‘morada de Deus’”.
- Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 90(91)
—Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.
— Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.
— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.
— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.
—
EVANGELHO: Mt 9,18-26
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando
- Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
São Mateus escreve que a filha de um chefe tinha falecido. Certamente este chefe era uma pessoa com autoridade no meio dos judeus. Ele se ajoelhou diante de Jesus e pediu-lhe o que é impossível, ao menos aos seres humanos. Sua filha tinha morrido e ele pede que Jesus vá a sua casa impor as mãos sobre a menina para que ela viva. Este homem realmente tinha muita fé. Acreditava em Jesus e via nele um advogado de causas impossíveis. De fato, a menina tinha morrido, a julgar pelo alvoroço da multidão na casa e pela reação de todos quando Jesus disse que ela estava dormindo. Quem dorme, desperta. Adormecemos aqui e despertamos lá. Jesus a fez despertar aqui. Pegou a menina pela mão e a levantou. Fé semelhante ou igual mostrou a mulher com o fluxo de sangue. “Basta tocar em sua veste para eu ficar curada”, pensava ela. E assim aconteceu. Que o chefe e a mulher passem para nós um pouco da sua fé!
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Iniciamos uma nova semana pedindo as graças de Deus. A Palavra de Deus hoje nos convida a refletir sobre a fé. No gesto do homem que pede a Jesus que imponha as mãos sobre sua filha, e no gesto da mulher que toca no manto de Jesus para ser curada, observamos que a fé é a “condição para receber a vida do Senhor”.
Oremos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Quais são as duas curas realizadas por Jesus? Como elas acontecem? Você percebe elementos em comum entre elas? O que foi necessário para que as duas pessoas fossem curadas?
“Com variações próprias a cada evangelista, o nosso evangelho de hoje pertence à tríplice tradição. Entre a súplica do chefe da sinagoga por sua filha gravemente enferma, que é uma verdadeira profissão de fé, e a chegada à casa dele, há o relato da cura da mulher que, há doze anos, sofria com uma hemorragia. Para o imaginário religioso do mundo bíblico, perder sangue equivale a perder a vida, que é dom de Deus. Ao contrário de Marcos e Lucas, Mateus não menciona que a mulher tocou nas vestes de Jesus. O desejo dela será suficiente para que Jesus a declare curada. A fé dela não foi a causa da cura, mas a condição para receber a vida do Senhor e reconhecer a recuperação da vida como dom. É pela fé que se recebe a vida como dom. Ao chegar à casa do chefe da sinagoga, Jesus encontra um ambiente fúnebre. Para os cristãos que nasceram pela fé no Cristo ressuscitado, os ritos fúnebres perderam completamente sentido (1Ts 4,13-14), pois a morte era comparada ao sono, à espera do despertar da ressurreição. Jesus é quem toma a iniciativa de pegar a menina pela mão para despertá-la do sono. É o Senhor da vida que, ressuscitado, faz a nossa humanidade participante da sua vitória. É ele quem nos desperta do ‘sono’ para o dia da feliz ressurreição” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Qual mensagem o Senhor lhe transmite? Quais sentimentos a Palavra despertou em seu coração?
“Pensamento e atitude. Bela lição do Evangelho de hoje. Há muita gente que tem belos pensamentos e não consegue realizá-los porque falta coragem, determinação, garra, empenho… A vida vai oferecendo oportunidades, e os mais ‘antenados’ e destemidos conseguem avançar e conquistar sonhos. A mulher que sofria com hemorragias pensou: ‘Ele pode me curar!’. Teve a atitude de ir ao encontro de Jesus e, mesmo sabendo das consequências dos seus atos dentro da lei do puro e do impuro, ela perseguiu seu pensamento e tocou no manto de Jesus. Resultado: foi curada, conforme acreditou. Deus gosta de pessoas de atitude. Ele abre as portas do coração e derrama as graças necessárias” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
Oração (Vida)
Apresente ao Senhor o apelo que surgiu em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça a sua prece de agradecimento ou pedido.
“Jesus Cristo Ressuscitado, que rompes as cadeias da morte e estás acima das categorias de tempo e espaço, ensina-nos que morrer não é o fim, mas passagem para a vida eterna. Aumenta nossa fé, fortalece nossa esperança e incentiva-nos à prática da caridade. Tu, que aos apóstolos reunidos no cenáculo ofereces o dom da paz, vem visitar nossos lares, afasta de nós todo tipo de vício, falta de respeito e violência e ajuda-nos a manter um clima de compreensão e diálogo renovador. Abençoa, Senhor Jesus, as famílias do mundo inteiro. Cuida de nossas crianças e jovens, move os governantes a defender os interesses do povo, criando mais emprego e melhores condições de saúde e segurança. Que todos nós, seguidores de Jesus Ressuscitado, possamos unir nossas forças e inteligência para a construção de uma sociedade fraterna, em que todos vivam como irmãos e amigos. Acolhe nossa prece, ó Cristo Ressuscitado, Tu que vives com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém” (Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp).
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Paulinas
[apss_share]
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !