Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 4,12-17.23-25
Façamos a oração do dia: Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, conduz-me no caminho da conversão para que minha vida seja um dom a serviço dos irmãos.
Tempo do Natal depois da Epifania – Ano Litúrgico C
Liturgia do dia 04 de janeiro de 2022
PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 3,22-4,6
Leitura da Primeira Carta de São João.
Caríssimos: 7amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.
10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 2
— Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
— Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
—
— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
EVANGELHO: Mt 4,12-17.23-25
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
—Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Jesus adulto, João preso. Era hora de sair de Nazaré e começar a missão. Partiu para o território de Zabulon e Neftali. A simples mudança já foi um sinal. Jesus revela a vontade do Pai também com gestos. No tempo de Isaías, o território de Zabulon e de Neftali sentia o peso da invasão estrangeira. As botas dos soldados esmagavam os pequenos, e a população vivia mergulhada nas sombras da morte. O profeta, porém, viu uma luz no futuro. Sendo profeta, falava para o presente com olhos no futuro. O futuro de Isaías tornou-se o presente de Mateus. Quando Jesus se mudou para Cafarnaum, Mateus não teve dúvida. Aí estava a realização da profecia de Isaías: a luz brilhando para um povo imerso nas trevas da opressão.
Côn.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Jesus é luz, é o caminho, a verdade e a vida. Caminhando com Ele não andamos nas trevas e estamos no projeto do Pai.
Faça a oração: “Ó Senhor Deus, a ti dirijo minha oração. Eu confio em ti. Ensina-me teus caminhos! Faz que eu os conheça bem, pois quero viver de acordo com tua verdade” (Sl 25,1-2).
Leitura (Verdade)
De quem é a frase: “ O povo que vivia nas trevas viu uma grande Luz, e para quem vivia na região escura da morte brilhou uma luz”.
“É um momento novo e Jesus assume nova postura, tendo em vista a sua missão. Deixa a tranquila Nazaré e se estabelece em Cafarnaum. O novo lar de Jesus é uma importante encruzilhada econômica e comercial. Mesmo contando com a presença de Jesus, Cafarnaum será denunciada como insensível diante da mensagem da salvação. Jesus anuncia que o Reino está próximo e que a conversão é o caminho para acolher seu projeto. O ministério de Jesus visa aos portadores de todo tipo de enfermidade. Ele anuncia a Boa-Nova para o corpo e para a alma. Dirige-se, sobretudo, ao mundo do sofrimento. Suas curas não são manifestações de poder, mas sinais de que o mal estava sendo vencido.”
Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim? Meu coração é aberto à Boa-Nova do Reino? Deixo-me guiar por sua luz, sua palavra? Acredito que o Filho de Deus tem o poder de curar o corpo e a alma humana de qualquer enfermidade?
Creio também, que Ele não faz ‘sinais’ onde há insensibilidade como em Cafarnaum?
Oração (Vida)
“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).
Contemplação (Vida e Missão)
Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você? Aceitar a admoestação de Jesus: “ Convertei-vos porque o Reino está próximo” é uma sugestão prática para quem quer viver segundo o Evangelho.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !