Liturgia diária, Imaculada Conceição - Lc 1,26-28

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 1,26-38

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me a graça de ser fiel a ti, como Maria, a perfeita discípula que soube discernir a tua santa vontade, e se mostrar solícita em realizá-la.

Imaculada Conceição de Nossa Senhora – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 06 de dezembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Gn 3,9-15.20  

Leitura do Livro do Gênesis:

9O Senhor chamou Adão, dizendo: “Onde estás?”

10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”.

11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?”

12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira , foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.

13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”.

14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias de tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.

20E

Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 98(97) 

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!

SEGUNDA LEITURA: Ef 1,3-6.11-12 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.

4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.

5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, 6para

o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.

11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram sua esperança em Cristo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

EVANGELHO: Lc 1,26-38

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

30O

anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”

35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”. E o anjo retirou-se

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Como o sol ilumina o céu antes de ele mesmo aparecer no horizonte, assim a santidade do Filho é causa da santificação antecipada da Mãe”, palavras do Cardeal Suenens sobre a Imaculada. No dia de hoje, em 1854, Pio IX definiu “a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo-Poderoso e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Obrigada Jesus por me ter dado esse grande modelo de fé. Rezo com toda a humildade: “Ave Maria, cheia de Graça!” Cheia de Jesus porque ele se encarnou no teu ser e no teu corpo. Ele quis ser sangue do teu sangue, carne de tua carne para poder ficar conosco.

Rezo: “ Ave Maria, cheia de graça! O Senhor é contigo, bendito o fruto do teu ventre: Jesus.” Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, bendito o fruto do teu ventre, nosso caminho, nossa verdade, nossa vida. O fruto de teu ventre, Maria, é nosso Salvador, o Pão da Vida, o Libertador, o Filho de Deus vivo. Roga a Ele por nós que confiamos em vós. Amém.”

Leitura (Verdade)

No meio do Advento, a Igreja coloca a festividade da Imaculada Conceição. Maria foi preservada do pecado original, em antecipação dos méritos de Jesus Cristo; ela antecipa a nova criação purificada do pecado.
Observe o diálogo entre os personagens. Qual é o anúncio que o anjo faz a Maria? Como Maria acolhe esse anúncio? Qual missão é confiada a essa Mulher cheia de graça?

“Festejamos hoje um dos quatro dogmas marianos: a Imaculada Conceição. Maria foi preservada do pecado, pela antecipação dos méritos do Filho, para ser mãe do Redentor. Esta crença, comum na comunidade cristã, foi definida como dogma de fé pelo Papa Pio IX, em 1854. A tese do franciscano, bem-aventurado Duns Scott, se resume em três momentos: Deus podia – fazê-la imaculada –, era conveniente que a fizesse e ele a fez. Puríssima devia ser aquela que nos traria o Filho de Deus. Colocada na encruzilhada da história, com seu “sim”, Maria tornou-se participante da Redenção. Ela é a “mãe do meu Senhor”, disse Isabel. E Jesus – no alto da cruz – a tornou também nossa Mãe. Sem ela, a comunidade cristã seria órfã.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
O Sim de Maria pôs em marcha o sim da humanidade. Pôs em marcha essa caminhada rumo à ressurreição final. Qual é a qualidade do meu SIM nessa marcha rumo à ressurreição? Rumo ao meu fim? Ajudo como fez Maria outras pessoas a darem sua resposta fiel a Jesus? Alegro-me com as graças que Deus, Jesus e Maria concedem a humanidade? Sou agradecido(a)?

Oração (Vida)

“Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém.” (Oração do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora).

“Virgem Maria, Mãe de Jesus, Dá-me um pouco de tua força para minha fraqueza. Um pouco da tua coragem para o meu desalento. Um pouco da tua compreensão para o meu problema. Um pouco da tua plenitude para o meu vazio. Um pouco de teu consolo para o meu espinho. Um pouco da tua certeza para a minha dúvida. Um pouco do teu sol para o meu inverno. Um pouco da tua disponibilidade para o meu cansaço. Um pouco do teu rumo infinito para o meu extravio. Um pouco da tua luminosidade para a minha noite. Um pouco da tua alegria para a minha tristeza. Um pouco da tua sabedoria para a minha ignorância. Um pouco do teu amor para o meu rancor. Um pouco da tua pureza para o meu pecado. Um pouco da tua vida para a minha morte. Dá-me teu Filho Jesus, Mãe, e terei tudo!”

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.
Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.
Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !