Liturgia diária, Como é que não sabeis avaliar o tempo presente? - Lc 12,54-59

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

29ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

27 de outubro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, corrige a negligência que me impede de entregar-me inteiramente a ti, sem demora. Torna-me hábil para as coisas do teu Reino!

PRIMEIRA LEITURA:  Rm 7,18-25a

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos, 18estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.
22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros.
24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

id="topo" name="salmo">SALMO 119,66-94

          — Ensinai-me a fazer vossa vontade!
— Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Dai-me bom senso, retidão e sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

— Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.

— Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!

— Eu jamais esquecerei vossos preceitos, por meio deles conservais a minha vida.

— Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Porque sempre procurei vossa vontade.

EVANGELHO:  Lc 12,54-59

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por

que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Somos capazes de interpretar os sinais da atmosfera, se vai chover ou ventar forte. Por que não somos capazes de interpretar os acontecimentos da vida? Por nós mesmos podemos julgar o que é justo. Os contemporâneos de Jesus não estavam sabendo interpretar os sinais dados por ele. Começaram os últimos tempos, o dia do Senhor se aproxima, é bom preparar-se. Esta era a pregação do precursor São João Batista. Jesus a repete e vai ao núcleo central de seus ensinamentos: entender-nos uns com os outros

enquanto estamos a caminho. Desde o pecado original as pessoas começaram a se distanciar e a ter dificuldade de convivência. Jesus vem aproximar os corações, estender pontes, encurtar distâncias. Alguns interpretam “ficar na prisão até pagar o último centavo” como o tempo de purgatório antes da entrada no céu. Interpretar os sinais dos tempos significa perceber os sinais de Deus na vida, interpretar a realidade, examinar os fatos, as conjunturas e os sistemas, saber usar das ciências para conhecer a realidade que abrange esta vida material e o que vai além dela.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! A reconciliação é o caminho da liberdade, é a realidade do Reino de Deus acontecendo na nossa vida. Jesus hoje nos convida à reconciliação fraterna e nos mostra quão exigente é esse caminho. Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário e reflita sobre o contexto em ele foi escrito. Quais são as palavras e os gestos de Jesus? A quem se destina sua mensagem? Detenha-se nas palavras que mais chamaram sua atenção e permaneça alguns instantes em silêncio, para compreendê-las melhor. Qual é a mensagem central do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Mantenha em sua mente e em seu coração o texto que você acabou de ler, no qual Jesus fala da justiça, da relação com os irmãos, da misericórdia, da reconciliação… Qual palavra encontrou mais sintonia com a sua vida? Quais sentimentos o texto despertou em você? Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus desperta em seu coração.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento do diálogo direto com Deus, por isso, apresente a Ele a oração que brotou em seu coração. Peça também a graça de buscar a reconciliação e de saber dar o perdão sem medidas. Reze pelas famílias que não vivem o amor e o perdão e pelas pessoas que não conseguem perdoar.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos deseja assumir em sua vida?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]