Liturgia diária, A sabedoria foi reconhecida em virtude de suas obras - Mt 11,16-19

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 11,16-19

Os que se empenham em viver a fé são acusados de fanáticos, O caminho cristão, como foi o caminho de Jesus, é marcado pela incompreensão

Façamos a oração do dia: Pai, que eu não me deixe bloquear pelas críticas, quando minha vida for um testemunho de serviço ao Reino, expressão de minha adesão a teu Filho Jesus.

2ª Semana do Advento – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 11 de dezembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA:  Is 48,17-19

Leitura do Livro do Profeta Isaías – 17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 1

— Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.
— Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos

perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispensada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

EVANGELHO:  Mt 11,16-19

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’
18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho

do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Há uma presença marcante de João Batista na primeira parte do Advento. Ele prepara seu povo para o Dia do Senhor e é também o sinal de que o Messias Salvador está chegando e já chegou. É o precursor. O texto de hoje elogia a sabedoria reconhecida pelas suas obras. A afirmação é feita para aqueles que costumam julgar sem critérios.

Falta-lhes o bom senso, dado pela sabedoria. João Batista não comia nem bebia e diziam que ele tinha um demônio. Jesus come e bebe e o chamam de comilão, beberrão e amigo dos pecadores. Vamos, então, olhar as obras dos que comentam e criticam e as obras tanto de João quanto de Jesus.

O que fazer para agradar tais críticos?

Ajudá-los para que não façam julgamentos sem fundamentos, ou deixar que exponham publicamente sua falta de bom senso? Em qualquer situação, Isaías nos orienta a prestar atenção no ensinamento de Deus, que é para nosso bem.

Se atendermos às suas ordens, a nossa paz será levada a toda parte, como as águas de um rio. Os opostos se encontrarão e se porão de acordo com João Batista e com Jesus. O Papa São Dâmaso, que hoje celebramos, viveu num tempo de grandes controvérsias doutrinárias. Com muita sabedoria, manteve a unidade da Igreja. Foi ele quem confiou a São Jerônimo a edição da Bíblia Vulgata para que todos tivessem acesso a um bom texto em língua popular.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O Advento é um tempo de encontro com Jesus. O Advento nos coloca sempre na perspectiva de Deus que vem ao nosso encontro. Ele veio, vem e virá ao nosso encontro, até o dia o encontro será definitivo. Por isso, esse tempo litúrgico é marcado por chamadas à conversão e a esperança.

Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

A quem Jesus está instruindo? Quais são as suas exortações? Qual é o caminho apontado por Jesus?

“Jesus nunca teve uma plateia totalmente a seu favor. Muitos acreditavam nele e em seu projeto, mas outros faziam tudo para encontrar nele alguma falha. O povo o escutava, seus inimigos o questionavam. Ele foi definido como sinal de contradição. Ainda hoje a Igreja é sinal de contradição. João Batista era rejeitado pela sua vida rude e penitente; Jesus era acusado de ser conivente com os pecadores. A Igreja hoje é acusada por ser exigente e por ser misericordiosa. Os que se empenham em viver a fé também são acusados de fanáticos, exibicionistas e radicais. Quando todos nos apoiam, é necessário questionar nossas atitudes. O caminho cristão, como foi o caminho de Jesus, é marcado pela incompreensão.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Como acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Comporto-me com o Senhor como uma criança caprichosa que não aceita nem uma nem outra proposta? O Advento é tempo propício para reavaliarmos nossas atitudes e a aceitação da verdade de Cristo

Oração (Vida)

Senhor na expectativa de ser nova criatura “dá-me um coração grande para amar, dá-me um coração forte para lutar.
Senhor, dai-me um coração para amar a todas as pessoas, de todas as culturas e raças, de todas as crenças e religiões, pois nesta rica diversidade, Tu estás no meio de nós!

Senhor, concede-me a graça do conhecimento interno de Jesus, para mais amá-lo, seguí-lo e adorá-lo em toda minha vida!
Senhor, que minhas intenções e ações, enfim, todo o meu ser, seja orientado sempre mais para o serviço e louvor de Deus e de meus irmãos e irmãs.

Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou? Não dispensar o exame de consciência diário.

Bênção

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.
Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.
Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui