Oração diária O chamado dos apóstolos

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 6,12-19

Façamos a oração do dia: Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu possa ser sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.

São Simão e São Judas Tadeu – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 28 de outubro de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  Ef 2,19-22  

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 19A(18) 

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

EVANGELHO:
Lc 6,12-19

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

— Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Festa dos Apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. O Evangelho narra a escolha que Jesus fez de doze apóstolos entre os discípulos. Antes, ele subiu a uma montanha e passou a noite em oração. Depois, desceu com eles da montanha ao encontro da multidão de pessoas que vieram para ouvi-lo, serem curadas e libertadas dos espíritos impuros. Esta será a tarefa dos doze escolhidos: ensinar, curar, libertar. São Simão não se tornou muito conhecido entre nós, enquanto São Judas Tadeu tem muitos devotos.

Há lendas e tradições sobre a vida dos dois apóstolos, o que fizeram, por onde andaram anunciando o Evangelho. Não temos nada certo. Depois de Pentecostes, saíram em missão como os outros e, dizem, morreram mártires na Pérsia. A Igreja de Cristo é apostólica, porque vem dos apóstolos, e não tem um fundador a não ser Jesus e os apóstolos. É também una, enquanto todos os seus membros estão unidos em Jesus e na mesma fé. Produz santos e é a mesma em toda parte.

LEITURA
ORANTE

Oração Inicial

Memória litúrgica de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos. Abra o coração para a ternura de Deus e confie sem temor em sua promessa. Deixe que o amor generoso de Deus o(a) acolha como uma mãe acolhe o filho. Permaneça na intimidade do Pai e sinta a força de sua asa protetora. Reze confiante:

“Deus, meu amado Pai, sonda o meu coração. Ele está aberto para ti. Tu conheces minha natureza e todas as minhas fraquezas. Diante de ti, sou tão pequeno, mas me engrandeço na tua presença. Na fé que me conduz ao verdadeiro caminho, eu lhe peço, fica comigo, cobre-me com a tua misericórdia, afaga-me com o teu abraço e sustenta-me com a tua mão. O fardo é mais leve quando estou contigo. A fé alimenta minha alma e me nutre de vida. Querido Pai, guia-me para o caminho reto. Envolve-me de bênçãos e vitórias. Confio em ti e esperarei, porque o melhor tempo é o tempo do Senhor. Que o Espírito Santo esteja comigo em todos os momentos da minha vida, envolvendo-me de proteção e luz. Obrigado(a) por me escutar, meu Pai. Amém.”

Leitura (Verdade)

A escolha dos apóstolos foi precedida de uma vigília de oração. Certamente, Jesus pediu ao Pai a fidelidade dos escolhidos. Entre os escolhidos, figuram Simão e Judas Tadeu. Pouco sabemos deles, porém, temos certeza de seu dinamismo e alegria ao anunciar a Boa-Nova de Jesus. Eles foram apóstolos – isto é, enviados –, testemunharam a Jesus Cristo e denunciaram o mal, em todas as suas manifestações. Morrendo mártires, deram o perfeito testemunho de sua fé. Filósofo e homem de fé, Pascal dizia: “Creio em testemunhas que se deixam matar pela verdade que pregam”. Os apóstolos são as colunas da Igreja de Jesus. Ao longo do tempo, Jesus continua chamando e enviando para a missão, uns como sacerdotes, a maioria como leigos.

Meditação (Caminho)

O que este texto diz a você? Você sente-se incluído(a) no grupo dos escolhidos para uma missão? Tem em você as disposições do(a) discípulo(a) de Jesus? A sua oração produz força de transformação para mudar seus sentimentos ou alguma atitude ao seu redor?

Oração (Vida)

Reze a oração do Pai-Nosso como se fosse a primeira vez. Tome consciência do que Jesus o(a) ensina a pedir na oração.
“Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém” (Mt 6,9-13)

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !