Liturgia diária Cátedra de São Pedro Apóstolo Mt 16,13-19

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

7ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

22 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, cria no meu coração o mesmo amor por ti e por tua Igreja, que puseste no coração de Pedro e de Paulo.

PRIMEIRA LEITURA: 1Pd 5,1-4

Leitura da Primeira Carta de São Pedro – Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 22

          — O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro, pela

honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

EVANGELHO: Mt 16,13-19

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não

foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Pedro tem um bom destaque entre os apóstolos. É o que se vê numa leitura calma e atenta dos Evangelhos. É entusiasmado, às vezes precipitado, tem qualidades, é observante da Lei e ao mesmo tempo recebe chamadas por não ter entendido bem quem era Jesus e sua missão na terra; mas é Pedro, o apóstolo das chaves, a pedra da edificação da Igreja. Hoje celebramos a cátedra de Pedro, sua cadeira de presidência, que fica na catedral, o

lugar da cátedra. Dizemos também Sé, sede, onde a gente se senta, porque é normal que o presidente se sente para presidir. Hoje vemos Pedro sentado na sua catedral presidindo a Igreja de Jesus. O Senhor deu a Pedro a missão de apascentar todo o seu rebanho. Depois da morte dos apóstolos, o rebanho não podia ficar disperso, o barco não podia ficar à deriva. Os sucessores dos apóstolos sempre viram em Roma o lugar da cátedra de Pedro e seu sucessor, como o Papa de toda a Igreja.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra o dia da Cátedra de São Pedro Apóstolo. Somos o povo de Deus, guiado pelos apóstolos de Cristo, e Jesus chamou a Pedro para governar a sua Igreja no início de sua caminhada. Peçamos a intercessão de Pedro pela nossa missão de cristãos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Essa é uma das perguntas que Jesus faz aos seus discípulos. Faça a leitura do Evangelho e observe o que os discípulos respondem. Mediante a resposta dos discípulos, o que Jesus diz?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia-o novamente e acolha-o, escutando o que Jesus lhe diz por meio do Evangelho. Medite essa Palavra e deixe que ela ilumine a sua vida de cristão(ã). Não a perca de vista e escute a voz do Senhor, que fala com você por meio do Evangelho.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o encontro com Deus e seu amor. Aproxime-se do Senhor, sem medo, e faça a sua oração. Apresente a Ele suas preocupações e pedidos.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]