Liturgia diária, A casa construída sobre a rocha - Mt 7,21-29

12ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

29 de junho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, eu quero caminhar com sinceridade para a comunhão contigo, no teu Reino. Que todos os meus gestos e palavras estejam sempre alicerçados na tua vontade.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 16,6b-12.15-16

Leitura do Livro do Gênesis

Naqueles dias, 6bSarai maltratou tanto Agar que ela fugiu. 7Um anjo do Senhor, encontrando-a junto à fonte do deserto, no caminho de Sur, disse-lhe: 8“Agar, escrava de Sarai, de onde vens e para onde vais?” Ela respondeu: “Estou fugindo de Sarai, minha senhora”. 9E o anjo do Senhor lhe disse: “Volta para a tua senhora e sê submissa a ela”. 10E acrescentou: “Multiplicarei a tua descendência de tal forma, que não se poderá contar”. 11Disse, ainda, o anjo do Senhor: “Olha, estás grávida, e darás à luz um filho e o chamarás Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12Ele será indomável como um jumento selvagem, sua mão se levantará contra todos, e a mão de todos contra ele. E ele viverá separado de todos os seus irmãos”.
15Agar deu à luz o filho de Abrão; e ele pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu. 16Abrão tinha oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.

Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 105

          Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece?

— Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais a vosso povo!

— Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança.

EVANGELHO: Mt 7,21-29

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei

Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus termina o sermão da montanha. Nele estão os valores que animam a vida de quem quer seguir Jesus. A construção da nossa personalidade e da sociedade humana é algo muito sério, que deve ser feita sobre bases sólidas, e a solidez da base está na realização da vontade do Pai que está no céu. Sintonizados com a vontade de Deus, o que para ele é bom, justo e agradável, empreendemos a nossa construção. Não basta clamar “Senhor, Senhor”. É possível até fazer milagres, profetizar e expulsar demônios e não ser reconhecido por Jesus, porque não é o que ele estava esperando. Não se trata de fazer coisas boas. Trata-se de discernir a vontade de Deus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração e peçamos ao Senhor da vida que renove em nós a disposição para acolhermos a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor!’ Entrará no Reino dos Céus, mas aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.” Faça a leitura do Evangelho, destaque as palavras que mais lhe chamaram atenção e procure identificar o tema central do texto. Em seu discurso, Jesus fala do Reino dos Céus e de quem entrará nele. Que caminho Jesus indica para chegar ao seu Reino?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Neste passo da meditação do Evangelho, releia-o com bastante atenção e deixe-se tocar pela Palavra. Se precisar repetir a leitura, faça-o, atentando-se àquilo que o Senhor quer lhe dizer. Medite a Palavra com profundidade e deixe sua vida misturar-se com ela.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Agora que você já ouviu o Senhor, diga a Ele o que está em seu coração. Agradeça a Deus sua Palavra e sua presença em sua vida. Reze pelos irmãos que sofrem e peça que o Senhor lhes dê paz.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Resuma em uma palavra o que o Senhor o(a) chama a viver hoje.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !