Liturgia diária, Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado - Lc 11,29-32

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

28ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

16 de outubro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, quero estar pronto para ouvir os apelos de Jesus que me chama à conversão, a fim de me dispor, com generosidade, a viver em comunhão contigo, no teu Reino.

PRIMEIRA LEITURA: Rm 1,1-7

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.
5É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.
6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 98

          — O Senhor fez conhecer a salvação.

O Senhor fez conhecer a salvação.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

EVANGELHO: Lc 11,29-32

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará.

Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

O sinal de Jesus é o sinal de Jonas e o sinal de Jonas é um sinal sociopolítico. Na ficção didática, Jonas prega em Nínive, a capital da violenta Assíria, e os ninivitas se convertem. No julgamento final eles condenarão os contemporâneos de Jesus que, ouvindo a sua pregação, não se converteram. Os ninivitas pagãos e violentos foram menos duros de coração do que os contemporâneos de Jesus. Eles se converteram de um genérico mau caminho e de uma específica violência que tinham nas mãos. No Livro de Jonas se lê que o rei

decretou que se cobrissem de saco, invocando a Deus com vigor e cada qual se convertesse do seu mau caminho e da violência que está em suas mãos. Sabemos o que significa ter mãos violentas, mãos que batem, que empunham armas e atiram, mãos que roubam, que sufocam, que tornam a vida social impossível. Os ninivitas, povo e governantes, se converteram deste pecado social. Reformaram sua sociedade de alto a baixo. A Rainha do Sul estará com os ninivitas no julgamento final, porque ela veio ver como o rei Salomão administrava a justiça em favor do povo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Aproximemo-nos de Deus, nosso Pai, e iniciemos a nossa oração com a sua Palavra, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura atenta do Evangelho, quantas vezes julgar necessário, e destaque os personagens e as palavras que mais chamaram sua atenção. Repita os versículos que mais o(a) tocaram e procure identificar a mensagem central do texto, observando seus detalhes e o modo como a argumentação é articulada.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho, mantendo o silêncio interior e predispondo-se a escutar o que Deus tem a dizer-lhe por meio de sua Palavra. Neste momento de meditação, permita que a Palavra de Deus se misture com a sua vida. Escute o Senhor.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento da sua oração pessoal, aproxime-se de Deus Amor e conte-lhe o que se passa com você. Ele o(a) acolhe com todo o carinho de Pai e atende a suas preces e pedidos.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]