Liturgia diária Maria visita sua prima Isabel

PRECISO MUITO TE AJUDA ! FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

O site acumula uma divida e diante a crise que todos estamos passando essa divida esta aumentando podendo até o site sair fora do ar.

Divida atual: R$ 2800,00
Valor arrecadado: R$ 709,00 (última doação recebida em 16/04/2021 - 16:42 - atualizaremos quando recebermos uma nova doação)

Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente.

PIX CHAVE CELULAR: 19 987634283
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

OU

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Quem não tem pix e puder doar por boleto esse é meu numero de WhatsApp 19 987634283 me chama e como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

Maria vai ao encontro de Isabel e no encontro ela poderá perceber mais vivamente o que ainda está oculto. Ela é “a Mãe do meu Senhor”.

Façamos a oração do dia: Pai, a exemplo de Isabel, anseio conhecer a verdadeira identidade de Maria que, na sua humildade, tornou-se o ser humano abençoado por excelência.

4ª Semana do Advento – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 21 de dezembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18a

Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos.

8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela, ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades. 10O meu amado me fala dizendo: “Levanta-te, minha amada, minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores, chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado,

mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (Sf 3,14-18a)

Leitura da Profecia de Sofonias.

14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores 18acomo nos dias de festa”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  33(32)

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!

— Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo,

com arte sustentai a louvação!

— Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança!

— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança.

EVANGELHO:  Lc 1,39-45

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas
– Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do

meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.45“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Com Maria nos preparamos para o Natal do Senhor. Ela é a Arca da Aliança, o Sacrário vivo do Emanuel, o Deus que está no meio de nós. Ela sai de Nazaré e se dirige apressadamente às montanhas de Judá. Vai ao auxílio de sua prima Isabel, grávida de João Batista. Tudo é alegria. A criança pula no ventre de Isabel e ela fica cheia do Espírito Santo. Isabel a proclama bendita entre as mulheres e Mãe do Senhor. Duas parturientes se encontram, portadoras de vida.

A Mãe do Senhor presta serviço. A mãe do precursor professa a fé. Duas mulheres eleitas, que, em sua missão de mãe, introduzem no mundo a alegria da salvação. Alguém dirá mais tarde: “bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos que te amamentaram”, exclamação que vale para as duas, à que é bendita pelo fruto de seu ventre e à que é Mãe do maior nascido de mulher.

Maria é prestativa. Sua prima tem idade e está grávida. Então ela corre, vai depressa ajudar a quem precisa. Além disso, Maria sabe quem ela é? Ela mesma, não Isabel. Maria vai ao encontro de Isabel e no encontro ela poderá perceber mais vivamente o que ainda está oculto. Ela é “a Mãe do meu Senhor”. Eis a graça do encontro.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Traçando o sinal da cruz sobre meu corpo eu abro meu ser para a Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Momento de silêncio orante, para que a Palavra de Deus possa penetrar em nós e iluminar a nossa vida.

Ó Verbo, esplendor do Pai, na plenitude dos tempos, descestes do céu para redimir o mundo. Vosso Evangelho de paz nos livre de toda a culpa, infunda a luz em nossas mentes e esperança em nossos corações. Dá-nos compreender e viver segundo os teus ensinamentos. Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, procurando identificar seu tema central e considerando o sentido de cada um dos versículos.

“As graças e os dons que Deus nos concede pertencem também aos irmãos de caminhada. Maria, a missionária, coloca-se a caminho apressadamente. Atravessa o deserto, sobe a montanha e vai à casa de Zacarias para colocar-se a serviço de sua prima, ela também envolvida com as maravilhas do Todo-Poderoso.

A saudação de Isabel antecipa a identificação de Jesus com o Senhor, título confirmado em sua ressurreição. São duas mulheres simples, mulheres do povo, que se colocam à disposição para gerar um mundo novo. Maria, a mãe do Senhor, é bem-aventurada porque acreditou. É bem-aventurada porque deixou que Deus conduzisse sua vida. Ela fez de si mesma um ofertório e ofereceu seu Filho à humanidade.” 

Meditação (Caminho)

Maria modelo de solidariedade. Deus é tudo para ela, é seu centro e por sua vez, busca com sua própria vida o reino de Deus e coloca-se a serviço comprometendo-se com o projeto de Deus. Associemos nossa vida ao que Maria nos ensina. Olhando a realidade que nos cerca como vivemos o exemplo de Maria.

Quais os sentimentos você teve durante a leitura? De medo ou de paz? Por quê? Encontrou no texto algo que lhe deu esperança e ânimo?

Oração (Vida)

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando ferveroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplação é saber como aderir de coração e mente ao Senhor, que por sua Palavra nos transforma em novas criaturas, disponíveis a cumprir a vontade de Deus. “Sabendo estas coisas, vós sereis abençoados se as colocardes em prática” (Jo 13,17).
Coloque-se diante do Senhor, mantendo em sua mente e em seu coração aquilo que o Evangelho lhe transmitiu. Recorde a presença da Mãe de Deus em sua vida e reze com ela, por você e pelas pessoas que lhe recomendaram orações.

Bênção

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-nos acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor em nossas vidas.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui