Liturgia diária, Bem-aventuranças dos pobres - Lc 6,20-26

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

23ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

13 de setembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me solidário com os mais pobres deste mundo, e ensina-me a partilhar, de modo que chegue até eles a esperança e a alegria que Jesus veio nos trazer.

PRIMEIRA LEITURA: Cl 3,1-11

Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses – Irmãos, 1Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. 3Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória. 5Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria. 6Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes. 7Outrora também vós assim vivíeis, mergulhados como estáveis nesses vícios. 8Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca, 9nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, 10e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele

que o criou, até atingir o perfeito conhecimento. 11Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 144

          — O Senhor é clemente e misericordioso
— O Senhor é clemente e misericordioso

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

—  Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

EVANGELHO:  Lc 6, 20-26

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Então ele ergueu os olhos

para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis! 22Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas. 24Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação! 25Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis! 26Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas!

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Hoje é festa de São João Crisóstomo e lemos em Lucas as bem-aventuranças dos pobres e as maldições dos ricos.

Crisóstomo também sabia dizer “Ai de vós”. Veja um trecho de um de seus sermões: “O que pensar de quem possui campos e tira da terra as suas riquezas? Pode haver algo mais iníquo do que esses homens? Se examinarmos como tratam os míseros e trabalhadores lavradores, veremos que são mais cruéis do que os bárbaros. Aos que estão consumidos pela fome e passam a vida trabalhando, são lhes impostas exações contínuas e insuportáveis e são obrigados aos mais penosos trabalhos. Seus corpos são como de mulas ou de asnos ou, dizendo melhor, como de pedra, sem conceder-lhes um momento de respiro. Produza ou não produza a terra, são oprimidos do mesmo jeito, sem nenhum tipo de perdão. Miserável espetáculo! Depois de trabalhar todo o inverno, depois de consumir-se sob o gelo e a chuva e nas vigílias, devem retirar-se com as mãos vazias e carregados de dívidas”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Celebramos hoje o dia de São João Crisóstomo. Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Peçamos ao Senhor que envie sobre nós, como prometeu, o Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade, a Palavra. “Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque as bem-aventuranças presentes no texto. Quais são as advertências que aparecem na narrativa? A quem Jesus está instruindo? Qual é o ensinamento de Jesus? Qual é a mensagem central do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Com qual das bem-aventuranças você se identificou mais? Faça a leitura do texto novamente e traga-o para os nossos dias. Medite a Palavra e permita que ela se misture com a sua vida. Relacione as bem-aventuranças com os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os que são perseguidos por causa da justiça. O que Jesus pede a você?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste passo da leitura orante, mantendo em mente o que você leu e meditou, faça a sua oração. A oração nos leva a viver a experiência pessoal com Jesus, que nos escuta com todo amor e carinho. Fale com o Senhor sem medo e entregue a Ele tudo o que você tem e deseja ser.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais sentimentos a Palavra despertou em você?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]