Liturgia diária O Batismo de Jesus - Ano Litúrgico A

Batismo do Senhor – Ano Litúrgico A

03 de janeiro de 2020

ORAÇÃO DO DIA

texto

PRIMEIRA LEITURA: Is 42,1-4.6-7

Leitura do Livro do profeta Isaías

Assim fala o Senhor:
1“Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.
2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.
3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade.
4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.
6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações,
7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 29(28)

          — Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

— Filhos de Deus, tributai ao Senhor,/ tributai-lhe glória e poder!/ Dai-lhe a glória devida ao seu nome;/ adorai-o com santo ornamento!

— Eis a voz do Senhor sobre as águas,/ sua voz sobre as águas imensas!/ Eis a voz do Senhor com poder!/ Eis a voz do Senhor majestosa!

— Sua voz no trovão reboando!/ No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”/ É o Senhor que domina os dilúvios,/ o Senhor reinará para sempre!

SEGUNDA LEITURA: At 10,34-38

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.
36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.
37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João:
38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

EVANGELHO: Mt 3,13-17

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus veio da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.
17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Terminamos o Tempo do Natal. Jesus é batizado e inicia sua vida pública. Ele ensina, cura, forma discípulos, mostra ao mundo o amor do Pai. O que dizem os evangelistas sobre o Batismo de Jesus? Todos eles descrevem a cena de Jesus sendo batizado por João Batista, mas cada um segundo a própria visão teológica do que está acontecendo. Marcos é sintético e rápido: Jesus vem de Nazaré da Galileia e é batizado por João no rio Jordão; quando sai da água, vê os céus se abrindo e o Espírito, como uma pomba, descer sobre ele; vem então uma voz dos céus, que diz: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”.
No relato de Mateus, antes do Batismo João tem uma conversa com Jesus para convencê-lo de que ele, João, é quem deve ser batizado, e não o contrário. Respondendo-lhe, Jesus diz: “Por ora, deixa, é assim que devemos cumprir toda a justiça!”. E João concorda. Em Marcos, a voz que vem do céu se dirige diretamente a Jesus: “Tu és o meu Filho amado”. Em Mateus, a frase é demonstrativa: “Este é o meu Filho amado”. O céu, então, se abre e o Espírito desce como uma pomba. Lucas menciona o povo que tinha sido batizado, Jesus em oração e o Espírito que desce em forma corporal, como pomba. Os outros parecem dizer que o Espírito desceu como uma pomba. Lucas afirma que desceu na forma de uma pomba. A voz que vem do céu fala diretamente com Jesus e lhe diz: “Eu, hoje, te gerei”. Curiosamente, João Batista não aparece na cena. Já o evangelista São João destaca em seu Evangelho o testemunho de João Batista e também que veio batizar Jesus para que fosse manifestado a Israel. Assim como a Epifania, o Batismo é um momento forte de manifestação do Salvador. No testemunho de João, o Batista afirma que viu o Espírito descer; Mateus e Marcos dizem que foi Jesus quem o viu. De qualquer modo, para João Batista, este foi o sinal de que Jesus é o Filho de Deus, que batiza no Espírito Santo, e nesse momento passa a conhecê-lo. Jesus viu o Espírito, e João Batista também, e então João o conhece como aquele que devia vir. Ele é o Filho de Deus, o Messias prometido.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos a festividade do Batismo de Jesus. Coloco-me na presença de Deus e acolho sua comunicação de vida: a manifestação de seu Filho muito amado. Faço o sinal da cruz dando morada em meu ser à Santíssima Trindade. Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, Amém

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Tu és o meu Filho amado; nele está meu pleno agrado” . Procuro silenciar minha mente, meu coração para compreender a profundidade deste Evangelho. Leio novamente o texto e destaco os verbos de ação e os personagens que aparecem na narrativa.
“Jesus assumiu a natureza humana, marcada pelo pecado. Ele é o Cordeiro de Deus que carrega todo o pecado do mundo. Nas águas do rio Jordão, os dois Testamentos se encontram. As profecias do passado, agora, recebem plena confirmação. Não mais como ameaças à humanidade pecadora, mas como acolhida por parte do Pai. No Batismo de Jesus se apresentam três elementos: a abertura dos céus, a suave vinda do Espírito Santo e a declaração da identidade de Jesus. Ele é confirmado como Filho de Deus e fica habilitado a assumir sua missão messiânica. A partir daí, Jesus vai morar em Cafarnaum, importante centro comercial. Ele anuncia o Reino, convida à conversão e chama os primeiros discípulos.” ((Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Que caminho a Palavra deste Evangelho me indica? Escuto o que Deus quer me falar por meio da Palavra?

Oração (Vida)
O que o texto me leva dizer a Deus? Em oração deixo meu coração falar com Deus. Agradeço ao Pai a revelação de sua humanidade em seu Filho Jesus. Agradeço a graça do sacramento do Batismo. Agradeço meus pais e padrinhos. Celebro com gratidão o meu Batismo. Rezo pela Igreja e por todos os batizados.

Contemplação (Vida e Missão)
Que sentimentos nasceram em mim ao contemplar o Batismo de Jesus? Qual atitude proponho-me a viver neste dia?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]