Liturgia diária Batismo de Jesus: Tu és o meu Filho amado!

Antes da Epifania – Ano Litúrgico A

06 de janeiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, que eu possa acolher-te como filho querido do Pai e, em ti, fazer a experiência de Deus.

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 5,5-13

Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.
9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. 10Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. 13Eu

vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 147

          — Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra e a palavra que ele diz corre veloz.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos

EVANGELHO: Mc 1,7-11

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7João pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu

vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Ou (escolhe-se um dos evangelhos)

Evangelho (Lc 3,23.31-34.36.38)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23ao iniciar o ministério, Jesus tinha uns trinta anos, filho, segundo se pensava, de José, de Heli, 31de Meleia, de Mena, de Matatá, de Natã, de Davi, 32de Jessé, de Obed, de Booz, de Salá, de Naasson, 33de Aminadab, de Admin, de Arni, de Esron, de Farés, de Judá, 34de

Jacó, de Isaac, de Abraão, de Taré, de Nacor, 36de Cainã, de Arfaxad, de Sem, de Noé, de Lamec, 38de Enós, de Set, de Adão, de Deus.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Até agora foi o Quarto Evangelho; hoje é São Marcos que nos faz ouvir o testemunho do Batista. Alguém mais forte está chegando, de quem João não é digno de desatar a correia das sandálias. João batiza com água. Jesus de Nazaré batizará com o Espírito Santo. Ele mesmo foi batizado e a voz que se fez ouvir já não era a de João no deserto, e sim do Pai: “Você é o meu Filho amado”. O amor conduz o Mestre e Senhor até a justiça. Que mistério é este? O Jordão espantado vê o astro sem ocaso mergulhar em suas águas. A vida desce às águas da morte e as santifica para sempre.
A voz de seu Pai, rasgando as nuvens, ressoa com força e testemunha em seu favor: “Eis meu Filho bem-amado, minha alegria. Ouçam sua palavra de vida”. O esposo da Igreja, companheiro dos pecadores, carregou-se com seu fardo e abriu-lhes o caminho. Jorrou para nós a fonte vivificante, um batismo de fogo nos recriou. Assim cantamos meditando este mistério. Ao sair das águas, Jesus entrou em êxtase. Deixou-se então guiar pelo Espírito para fazer a vontade do Pai. Veio de Nazaré, onde viveu oculto a mesma vida que vivemos nós, às vezes tão sem importância, mas salvífica. No silêncio de Nazaré, Jesus mostrou o valor do dia a dia, do comum sem extraordinário, do ser simplesmente Filho amado. O silêncio agora se rompe e a voz do céu se faz ouvir.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias.” No Evangelho de hoje, a comunidade de Marcos nos mostra o testemunho de João Batista a respeito de Jesus. O batismo de Jesus marca uma nova etapa de sua vida. Faça a leitura do texto com bastante atenção e identifique sua mensagem central.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que palavra mais o(a) tocou durante a leitura? Faça a sua meditação, repassando o texto. Não deixe que nada o(a) distraia, mas atente-se ao Evangelho para ouvir o que o Senhor quer lhe dizer. Mantenha-se em silêncio, pois isso o(a) ajudará na escuta e na compreensão.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Depois de identificar o tema central do Evangelho e ouvir o que Deus queria lhe dizer, dirija a Ele a sua oração. Aproxime-se do Senhor sem medo e entregue a Ele sua vida e suas intenções.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento o Evangelho de hoje despertou em você? Que compromisso você firma hoje, diante da Palavra de Deus?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !