Oração diária As moças prudentes

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 25,1-13

Façamos a oração do dia: Pai, mantenha acesa em mim a chama do zelo pelas coisas do Reino, de modo que eu esteja sempre preparado para o encontro com o teu Filho Jesus.

21ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 27 de agosto de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 1Ts 4,1-8 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

1Meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! 2Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus. 3Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade, afastai-vos da impureza; 4cada um saiba tratar o seu parceiro conjugal com santidade e respeito, 5sem se deixar levar pelas paixões, como fazem os pagãos que não conhecem a Deus. 6Que ninguém, nessa matéria, prejudique ou engane seu irmão, porque o Senhor se vinga de tudo, como já vos dissemos e comprovamos. 7Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade. 8Portanto, desprezar estes preceitos não é desprezar um homem e sim, a Deus, que nos deu o Espírito Santo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO
97(96)

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

— O Senhor ama os que detestam a maldade, ele protege seus fiéis e suas vidas, e da mão dos pecadores os liberta.

— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!

EVANGELHO: Mt 25,1-13

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As

imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO
DO EVANGELHO

Dizemos que um homem prevenido vale por dois. De fato, é bom evitar ser pego de surpresa tanto nas coisas deste mundo quanto nas do mundo futuro. O noivo chegou, e as moças não estavam preparadas para recebê-lo. Suas lâmpadas estavam apagadas, sem óleo. Erraram por omissão. Sabiam o que deviam ter feito e não fizeram.

Por isso, são chamadas de imprevidentes. Por que não se preparam a tempo? Talvez pelo que chamamos de soberba da vida. Julgavam-se muito importantes. Achavam que entrariam de qualquer jeito, que sem elas não haveria festa. O fato é que não entraram na festa. É que não se entra no céu de qualquer jeito.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Memória litúrgica de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, mulher de fé e perseverança na oração. Rezou anos a fio pela conversão de seu filho. Confiou inteiramente no Senhor e alcançou tão grande bênção.

Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Peçamos que as luzes do Espírito Santo venham e renovem em nós os dons, para compreendermos melhor a Palavra. “Vinde, ó Espírito Santo, e iluminai-nos com a chama do vosso amor. Amém”

Leitura (Verdade)

Entre os judeus, na noite do casamento, a noiva, rodeada por suas amigas, esperava a chegada do noivo, que a vinha buscar. Jesus compara a chegada da salvação com o noivo que vem buscar a noiva. Leia o Evangelho com a alegre esperança que está por trás desta comparação.

“Vigilância e oração são temas constantes na pregação de Jesus. Nesta parábola, o noivo é Jesus, que virá no fim da história. As jovens representam a comunidades cristã, que deve sempre estar preparada para o encontro com o Senhor, mediante o óleo da justiça. A imagem do banquete e da festa já serviu como figura do Reino de Deus. A porta fechada acrescenta a ideia da separação final entre os que estão preparados para desfrutar a festa e os que não conseguiram entrar nela. Fé e obras devem andar juntas. A lâmpada da fé precisa ser alimentada com o óleo das obras. O tempo de Deus é agora. Somos pobres demais para atrasar-nos. Com alegria, percebemos que a porta ainda está aberta. Não sabemos até quando.” 

Meditação (Caminho)

Lembre-se de que, neste momento de meditação, você é convidado(a) a escutar o que o Senhor tem a lhe dizer, por isso, não se distraia com outra coisa que não seja a Palavra de Deus. Procure ouvir a voz do Senhor.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Apresente ao Senhor sua oração, pois, neste momento, você está diante de Jesus, o Filho de Deus que o(a) ouve com todo amor e carinho. Fale com o Senhor, apresente suas intenções e pedidos.

Rezemos sobretudo pelas mães que sofrem por ver seus filhos optando por caminhos errados, para que nunca percam a esperança e confiem no Senhor.

Conclua com a oração da coleta na missa de hoje: “Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes, misericordioso, as lágrimas de Santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinho, dá-nos pela interseção de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filhos, na unidade do Espírito Santo.” Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Meditando sobre a vida de Santa Mônica, uma proposta de vida é agradecer as visitas do Senhor, sobretudo, nos sofrimentos e entregar confiantemente a Ele nossas preocupações.

Bênção

Se você tem filhos faça essa bênção para eles. Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !