Oração diária As moças prudentes

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 25,1-13

Mantenha a lâmpada acesa para que Deus o veja. Ele verá você e não os seus méritos nem deméritos. Tudo é graça.

Façamos a oração do dia: Pai, mantenha acesa em mim a chama do zelo pelas coisas do Reino, de modo que eu esteja sempre preparado para o encontro com o teu Filho Jesus.

21ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 28 de agosto de 2020

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 1,17-25

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 17de fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a Boa Nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. 18A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus.


19Com efeito, está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes”. 20Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo? 21De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus

por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que creem por meio da insensatez da pregação.


22Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 33(32) 

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!
— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que

os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.

EVANGELHO:  Mt 25,1-13

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.
3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 

4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.


9As previdentes

responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Fim dos Tempos: Jesus vai voltar e levar os justos para a Casa do Pai. Sou amigo dele, já nos conhecemos, observei as normas, cumpri os preceitos. Tenho méritos. A porta vai se abrir e eu vou ser recebido com honra e glória. O Senhor chega de repente e não o vê por falta de luz. As lâmpadas estavam apagadas. Foi tudo bem e, na última hora, você relaxou; afrouxou o capacete achando que a batalha chegara ao fim, quando era a hora de apertar os cintos. É imprudente relaxar achando que temos direitos adquiridos pelas nossas bondades. Mantenha a lâmpada acesa para que Deus o veja. Ele verá você e não os seus méritos nem deméritos. Tudo é graça.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje celebramos o dia de Santo Agostinho que, após uma vida perversa, aos 35 anos recebeu o batismo cristão, seguiu o sacerdócio e como bispo foi missionário na África.

Peçamos ao Espírito Santo a graça de nos alimentarmos sempre da Palavra de Deus.

Leitura (Verdade)

“Vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora.” Leia o Evangelho deste dia, destaque as palavras que mais chamaram sua atenção e identifique os personagens que surgem durante a narrativa e o cenário em que interagem. Que mensagem Jesus transmite? Qual é o contexto da narrativa? O que os personagens fazem? Qual é o tema central do texto?

“O Reino de Deus é festa. Jesus o compara a uma festa de casamento. As dez jovens tinham suas lâmpadas acesas, mas a cinco delas faltou óleo. A lâmpada significa a fé e o óleo, as boas obras. Como nas demais parábolas do Reino, aceitar o convite supõe algumas condições. Uma das tentações comuns é jogar as decisões para mais tarde.

O tempo é um dom de Deus, um presente que objetiva nosso amadurecimento. O passado e o futuro são dimensões fora do nosso alcance. O passado é definitivo, o futuro uma hipótese. Nosso é o tempo presente. É o tempo de ser fiel, tempo de armazenar óleo para a festa do Reino. Não sabemos quando chegará o noivo. O importante é estar preparado para participar da festa.”

(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto. Jesus, o Senhor, está com você e deseja falar-lhe por meio da Palavra. Escute-o.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você.

Contemplação (Vida e Missão)

Proposta do dia: viver intensamente cada dia é preparar o Dia do Senhor

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui