Liturgia diária Só Tu tens palavras de vida eterna - Jo 6,60-69

3ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

02 de maio de 2020

Confira a Homilia do 4º. Domingo da Páscoa – A.Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me inteligência para compreender as palavras de Jesus e aderir a elas, pois só assim estarei seguro de estar acolhendo a salvação que me ofereces.

PRIMEIRA LEITURA: At 9,31-42

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.
32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Eneias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Eneias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.
36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as obras boas que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias, ela ficou doente e morreu. Então levaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Co­mo Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!”
39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.

— Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me que­brastes os grilhões da escravidão: Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.

EVANGELHO: Jo 6,60-69

        – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de en­tregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus concluiu o sermão do Pão da Vida dizendo que sua carne é verdadeira comida e seu sangue, verdadeira bebida; que era preciso comer sua carne e beber o seu sangue para ter a vida eterna. Ouvindo isso, muitos discípulos disseram: “Esta palavra é dura”. Jesus queria dizer que era preciso estar profundamente unido a ele e que o sinal sensível e eficaz dessa união era a comunhão do pão e do vinho consagrados. Quem ouviu não entendeu nada e pensou logo em antropofagia. Comer a carne de Cristo? De que jeito? Era viável, era possível? Naquele momento Jesus poderia ter corrigido alguma coisa dita por ele que não fosse exata. Mas não, ele não corrigiu nada. Ao contrário, perguntou aos apóstolos se eles também queriam ir embora. Ouvimos então a magnífica resposta de Pedro: “A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Abra plenamente seu coração, seu eu interior e deixe-se conduzir pela Palavra. A Palavra é luz e nos indica o caminho para Deus. Deixe que a luz do Senhor inunde seu ser e permaneça em você:

Como Simão Pedro, também nós hoje afirmamos: ” A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. Que a Palavra do Senhor nos fortaleça em nossa fé.

Leitura (Verdade)
Releia o evangelho quantas vezes julgar necessário. O que diz o texto? Quais questionamentos Jesus dirige aos discípulos? Quem é Jesus para Simão Pedro?

“O anúncio da Eucaristia suscita escândalo. Os judeus murmuravam e alguns dos discípulos de Jesus, partilhando do descontentamento, o abandonaram. Mas ele não recua nem tenta explicar melhor a questão. Deixa livres os seus: quem quiser partir, poderá fazê-lo. Mesmo sem entender o milagre da Eucaristia, Pedro proclama: “Só tu tens palavras de vida eterna”. As verdades da fé não precisam, necessariamente, ser entendidas, mas aceitas. O próprio Deus não é para ser entendido, mas amado. Com o texto de hoje, chega ao fim o longo discurso sobre o Pão da Vida. As dificuldades de entender a Eucaristia são as nossas. Mesmo assim baixamos a cabeça e proclamamos: “Este é o grande mistério – milagre – de nossa fé”. ( Viver a Palavra 2020 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Qual palavra chamou mais sua atenção? De que modo este Evangelho fortalece sua fé? O que representa para você a afirmação de Pedro: “Só tu tens palavras de vida eterna”. Qual é a importância das palavras de Jesus para sua vida?

Oração (Vida)
Como fez Pedro deixe seu coração fazer um ato de fé nas Palavras de Jesus. Depois pode concluir com a oração:
A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

Contemplação (Vida e Missão)
Deus nos fala de muitos modos. Pelos acontecimentos, relacionamentos, fatos, pela criação, pela história, etc. Escutar a fala de Deus, por traz disso tudo isso, exige interioridade. Hoje quero estar mais atento(a) a voz de Deus nos acontecimentos de meu dia e aceitar que sua Palavra seja luz para meus passos.

Bênção
Benção da saúde:

  • O Senhor esteja convosco.
  • Ele esta entre nós.
  • Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
  • Por Cristo Nosso Senhor.
  • Amém.
  • Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
    Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]