Oração diária As moças prudentes

21ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

26 de agosto de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, mantenha acesa em mim a chama do zelo pelas coisas do Reino, de modo que eu esteja sempre preparado para o encontro com o teu Filho Jesus.

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 1,17-25

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 17de fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a Boa Nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. 18A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus.
19Com efeito, está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes”. 20Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo? 21De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que creem por meio da insensatez da pregação.
22Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 32

 — Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!
— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.

EVANGELHO: Mt 25,1-13

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.
3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.
9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A parábola das dez moças contém um ensinamento dirigido a um grupo bem definido de pessoas que podiam entender a crítica subjacente à pequena história. As dez moças se dividem em dois grupos, um chamado de prudentes e outro de imprudentes. O fato é que cinco moças levaram seus lampiões com uma reserva de óleo e as outras não levaram uma reserva de óleo. Essas moças enfeitavam o cortejo de acolhida do noivo com suas lâmpadas acesas. O noivo demorou a chegar. O óleo que tinham se acabava e a reserva não era suficiente para todas. O que pensaram as descuidadas quando foram para a festa sem reserva de óleo? Sendo descuidadas, talvez não tenham pensado nada. Ou pensaram que não precisavam estar preparadas para alguma eventualidade porque sem elas não haveria festa. Os noivos precisam de nós e entraremos de qualquer jeito. Não precisamos vigiar. Deus tem obrigações para conosco. Pretensiosas!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
O Evangelho de hoje nos convida à vigilância, por isso, iniciemos a nossa oração adotando essa atitude e abrindo-nos à ação de Deus em nossa vida por meio da Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente para entendê-lo bem. Depois, releia-o, repetindo as frases ou as expressões que mais lhe chamaram atenção. Pergunte-se: quem são os personagens que aparecem no Evangelho? Há no texto algum tema específico? Qual? Durante a leitura, procure colocar-se na cena descrita, pois isso o(a) ajudará em sua compreensão.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O que mais lhe chamou atenção? Qual atitude o Senhor toma na parábola? Faça a sua meditação mantendo em mente o texto bíblico. Se necessário, leia-o novamente, deixando-se tocar pela Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a expressar ao Senhor seus desejos, súplicas ou louvores mais profundos. Abra o seu coração e deixe-se conduzir pelo Espírito, que o(a) ensina a rezar.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra?
O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? O que você se propõe a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]