Liturgia diária, Bodas de Caná - Nossa Senhora Aparecida - Jo 2,1-11

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Jo 2,1-11

Nossa Senhora Aparecida, , cheia de amor e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.

Façamos a oração do dia: Pai, que o testemunho de Maria cale fundo no meu coração, transformando-me em perfeito discípulo de Jesus. E que eu possa conduzir muitas outras pessoas a crerem em teu Filho.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 12 de outubro de 2020

PRIMEIRA LEITURA:  Est 5,1b-2, 7,2b-3

Leitura do Livro de Ester

1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.
7,2bEntão, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”.
3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!”

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 44(45)

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ que o Rei se encante com vossa beleza!
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ que o Rei se encante com vossa beleza!

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ “Esquecei vosso povo e a casa paterna!/ Que o Rei se encante com vossa beleza!/ Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!

— O povo de Tiro vos traz seus presentes,/ os grandes do povo vos pedem favores./ Majestosa, a princesa real vem chegando,/ vestida de ricos brocados de ouro.

— Em vestes vistosas ao Rei se dirige,/ e as virgens amigas lhe formam cortejo;/ entre cantos de festa e com grande alegria,/ ingressam, então, no palácio real”.

SEGUNDA LEITURA: Ap 12,1.5.13a.15-16a

Leitura da Apocalipse de são João

1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.
15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16aA terra, porém, veio em socorro da mulher.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

EVANGELHO:   Jo 2,1-11

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Ó Mãe Aparecida, se a senhora resolveu o problema da falta de bebida numa festa, será que não quer resolver os meus problemas também, que são muito mais complicados, são problemas de um brasileiro!?” Hoje celebramos a padroeira do Brasil. Há quem queira que ela seja declarada padroeira só dos católicos. Se fizerem isso, é certo que ela não obedecerá, porque ela obedece à Palavra do Pai. Ela continuará cuidando de todos, sem distinção de raça e religião. A falta de vinho não era tão sem importância para os noivos e sua família, que podiam estar muito constrangidos. Que Nossa Senhora olhe por todos os constrangidos!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje a Igreja do Brasil está em festa e reza com a Mãe Aparecida. Roguemos a Nossa Senhora que continue caminhando conosco e pedindo ao seu Filho Jesus Cristo que toque o coração dos nossos lideres, dos formadores de opinião e de todos os católicos, para que trabalhem em favor dos mais necessitados do nosso país e nossa sociedade supere tamanha desigualdade.
Saudemos com fervor Maria, a escolhida de Deus, a quem invocamos como Senhora Aparecida.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente e destaque as palavras que mais lhe chamaram atenção. Qual é o contexto da narrativa? Quem é Jesus? O que Ele ensina? Como é o seu ensinamento? Como as pessoas acolhem as palavras de Jesus e o que ela realiza nos ouvintes?

“O evangelista João evita usar a palavra “milagre”; ele prefere “sinais”. Ele narra sete sinais, credenciando Jesus como o enviado do Pai. Em Caná, Jesus manifesta sua glória e os discípulos creram nele. O episódio deixa claro que o Primeiro Testamento, simbolizado pelas talhas de purificação e pela falta de vinho, se esgota. É um tempo novo, Jesus é o noivo. Maria representa a Igreja que acolhe a vontade de Jesus. A água é nossa pobreza, mas aceita por Deus. Maria, a mãe de Jesus, aparece duas vezes na narrativa. Hoje, a Igreja que está no Brasil festeja a padroeira Nossa Senhora Aparecida. Como em Caná, Maria aponta em duas direções: “Eles não têm vinho” e “Fazei tudo que ele vos disser!… Assim haverá o bom vinho até o fim”.

Meditação (Caminho)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos esta semana e toda a nossa vida. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos o dia.

Contemplação (Vida e Missão)

Celebrando a solenidade de Maria Padroeira do Brasil como quero entregar à sua proteção nossa querida Pátria? Nosso povo brasileiro, nossos projetos sociais, nossos sonhos de justiça e paz, etc…..

Bênção

Ave Maria…..
Maria meiga de Belém, em quem a graça repousou
Maior ternura ninguém tem
Deus nosso Pai te abençoou
Mãe do Senhor a gente diz e tem coragem de sonhar
Que o mundo vai ser mais feliz sabendo amar e perdoar.

E como em Nazaré, vivendo com Jesus e com José
Teu coração só teve amor
Aumenta a nossa fé, no filho que é teu Deus
E faz de nós o povo santo do Senhor. (Pe. Zezinho)

Confira a Homilia dominical.Clique aqui