Liturgia diária, As bem-aventuranças, Sermão da montanha - Mt 5,1-12

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos fechando o mês e não vou conseguir pagar a mensalidade da divida do site referente ao servidor onde o site fica hospedado. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

10ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

08 de junho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, torna-me sensível aos sofrimentos dos pobres e dos marginalizados, movendo-me a lutar para que tenham sua dignidade respeitada, pois são teus preferidos.

PRIMEIRA LEITURA: 1Rs 17,1-6

Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Naqueles dias, 1o profeta Elias, tesbita de Tesbi de Galaad, disse a Acab: “Pela vida do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nestes anos nem orvalho nem chuva, senão quando eu disser!”
2E a palavra do Senhor foi dirigida a Elias nestes termos: 3“Parte daqui e toma a direção do oriente. Vai esconder-te junto à torrente de Carit, que está defronte ao Jordão. 4Lá beberás da torrente. E eu ordenei aos corvos que te dêem alimento”. 5Elias partiu e fez como o Senhor lhe tinha ordenado, e foi morar junto à torrente de Carit, que está defronte do Jordão. 6Os corvos traziam-lhe pão e carne, tanto de manhã como de tarde, e ele bebia da torrente

SALMO 120

          — Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!
— Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

— Eu levanto os meus olhos para os montes: de onde pode vir o meu socorro? “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!”

— Ele não deixa tropeçarem os meus pés, e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh! Não! Ele não dorme nem cochila, aquele que é o guarda de Israel!

— O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite.

— O Senhor te guardará de todo o mal, ele mesmo vai cuidar da tua vida! Deus te guarda na partida e na chegada. Ele te guarda desde agora e para sempre!

EVANGELHO: Mt 5,1-12

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A Palavra de Deus ilumina nossa vida. Gostaríamos que a vida fosse sempre bonita, alegre, cheia de felicidade. De fato, há momentos de alegria e momentos de tristeza, e desejo de felicidade que sempre dure. Será no céu, cremos e esperamos que assim seja. Nosso ponto de referência é sempre Jesus. Com ele aprendemos e nele vivemos. Ele olha para nosso mundo e nos diz o que, a seus olhos, é de fato feliz. Pare e veja se você faz parte do grupo dos pobres em espírito, dos que choram, dos mansos, dos que têm fome e sede de justiça, dos misericordiosos, dos puros de coração, dos promotores da paz, dos perseguidos por causa da justiça, dos maltratados porque acreditam em Jesus. Onde estamos nós? As bem-aventuranças orientam também nosso olhar, a maneira como vemos o mundo e as pessoas. O que traz a felicidade? As distrações trazem alegrias, agradáveis, mas passageiras. Que nossos corações estejam fixos onde estão as alegrias que não passam!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Façamos a nossa oração com a Palavra de Deus, que nesta semana nos mostra a multidão sedenta da Palavra de Jesus.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os versículos que mais chamaram sua atenção. O texto de hoje fala sobre as bem-aventuranças. “Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”….

“Enquanto a elite religiosa resistia à pregação de Jesus, as multidões “bebiam” suas palavras. Eram pessoas sofridas e abandonadas, e, por isso, infelizes. O Mestre abre um horizonte jamais imaginado. “Vocês são felizes, vocês são bem-aventurados!” A felicidade não está na fome, na injustiça, nas lágrimas. A causa das bem-aventuranças está sempre na segunda frase. Jesus vem libertar a humanidade do pecado, das causas e dos subprodutos do pecado. Esta é a Boa-Nova de Jesus. As bem-aventuranças não são convite para a passividade neste mundo, mas para a recompensa na eternidade. A felicidade deve acontecer também aqui, e as bem-aventuranças são um convite para a superação das lágrimas: “A caminho, avante, vós os pobres!”. (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Escuto o que o Senhor tem a me dizer por meio de sua Palavra. Deixo que o Evangelho se misture com a minha vida. A cada bem-aventurança abro meu coração e minha mente; procuro descobrir o caminho que Deus me indica.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento em que você é convidado(a), por meio da leitura orante, a dirigir a sua oração ao Senhor. Aproxime-se dele sem medo, faça a sua oração e conte-lhe tudo o que deseja, tudo o que está em seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual palavra do Evangelho você deseja viver neste dia?

Bênção
“Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.,br> A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene.” (Ef 6,23-24)

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]