Liturgia diária, ada árvore se reconhece pelo seu fruto - Lc 6,43-49

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 6,43-49

Façamos a oração do dia: Pai, desejo viver com coerência minha fé. Seja o meu agir uma expressão transparente de minha adesão ao Senhor, e meu amor, uma prova de que sou teu filho.

23ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 11 de setembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 1Tm 1,15-17  

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.

15Caríssimo, segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles! 16Por isso encontrei misericórdia, para que em mim, como primeiro, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração; ele fez de mim um modelo de todos os que crerem nele para alcançar a vida eterna. 17Ao Rei dos séculos, ao único Deus, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  113(112)

— Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

— Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor; louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

— Quem

pode comparar-se a nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho.

EVANGELHO: Lc 6,43-49

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.

45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?

47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.

49Aquele,

porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Eu me volto para o Senhor, com a convicção de fé de que a decisão que eu tomo é o que Deus quer de mim aqui e agora. Tudo o mais pode ser e pode não ser, e não será se não brotar do coração, porque “a boca fala do que o coração está cheio”. Começo a corrida e quero completá-la, quero avançar para águas mais profundas. Não é difícil repetir: “Senhor, Senhor”. Mais difícil é jogar-se n’água e ir ao seu encontro. Fiquei encantado com o anúncio recebido.

Foi

o querigma, com muita música e muitas palavras. O passo seguinte foi a catequese. O que me encantou precisa ser aprofundado, estudado, rezado. Devo ser capaz de explicar por que quero fazer a vontade de Deus. Depois, chego ao fim da intenção que é a atenção a Deus. Mergulho silenciosamente no mistério e o contemplo. É a mistagogia.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Se vivermos a vida em conformidade com o Evangelho, alcançaremos a plena alegria e liberdade.

Para bem acolhermos os ensinamentos de Jesus, peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Quais imagens são utilizadas? A quem Jesus está instruindo? Retome as expressões que mais chamaram sua atenção.

“É sempre difícil adivinhar as motivações das pessoas. Lucas nos oferece um critério sólido: os frutos revelam a pessoa. Esta é uma lógica definitiva. A vida do discípulo não é constituída de pequenos fatos isolados. Existe um projeto de vida que comanda o todo. Este texto de Lucas e um similar de Mateus são usados, muitas vezes, no sacramento do Matrimônio. Eles explicam o sucesso ou o fracasso da vida a dois. Valem também para nossa vida individual. Mesmo quando construímos sobre bases sólidas, surgem as tempestades, mas a casa resiste. Construir sobre a areia das facilidades é tentador, mas o tempo mostrará a fragilidade do projeto. São Paulo nos adverte que o único fundamento sólido é Jesus Cristo.”

Meditação (Caminho)

No Evangelho Jesus nos recorda: “Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto.”
O que essas parábolas falam para mim? Qual minha coerência entre a palavra e a ação? Quais os fundamentos de minha conduta cristã?

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Minha oração matinal muda meu dia? De que forma a Palavra de Deus estará presente? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !