Oração diária, Mestre, queremos ver um sinal da tua parte! - Mt 12,38-42

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 12,38-42

Para os que não têm fé, nenhum milagre é suficiente. O verdadeiro sinal, nas comunidades cristãs, é o amor. O pior cego é aquele que não quer ver.

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me simplicidade de coração para reconhecer que Jesus é teu Filho, enviado ao mundo para nos salvar. E que jamais eu exija sinais além dos que ele já realizou.

16ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 19 de julho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Ex 14,5-18 

Leitura do Livro do Êxodo.

Naqueles dias, 5foi anunciado ao rei dos egípcios que o povo tinha fugido. Então, mudaram-se contra ele os sentimentos do Faraó e dos seus servos, os quais disseram: “Que fizemos? Como deixamos Israel escapar, privando-nos assim dos seus serviços?”

6O Faraó mandou atrelar o seu carro e levou consigo o seu povo. 7Tomou seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, com os respectivos escudeiros. 8O Senhor endureceu o coração do Faraó, rei do Egito, que foi no encalço dos filhos de Israel, enquanto estes tinham saído de braço erguido.

9Os egípcios perseguiram os filhos de Israel com todos os cavalos e carros do Faraó, seus cavaleiros e seu exército, e encontraram-nos acampados junto do mar, perto de Fiairot, defronte de Beel-Sefon.

10Como

o Faraó se aproximasse, levantando os olhos, os filhos de Israel viram os egípcios às suas costas. Aterrorizados, eles clamaram ao Senhor. 11E disseram a Moisés: “Foi por não haver sepulturas no Egito que tu nos trouxeste para morrer no deserto? De que nos valeu ter sido tirados do Egito? 12Não era isso que te dizíamos lá: ‘Deixa-nos em paz servir aos egípcios?’ Porque era muito melhor servir aos egípcios do que morrer no deserto”.

13Moisés disse ao povo: “Não temais! Permanecei firmes, e vereis o que o Senhor fará hoje para vos salvar; os egípcios que hoje estais vendo, nunca mais os tornareis a ver. 14O Senhor combaterá por vós, e vós, ficai tranquilos”.

15O Senhor disse a Moisés: “Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha. 16Quanto a ti, ergue a vara, estende o braço sobre o mar e divide-o para que os filhos de Israel caminhem em seco pelo meio do mar.

17De minha parte, endurecerei o coração dos egípcios, para que sigam atrás deles, e eu serei glorificado às custas do Faraó, e de todo o seu exército, dos seus carros e cavaleiros. 18Eos

egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do Faraó, dos seus carros e cavaleiros”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO Ex 15,1-6

— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! O Senhor é a minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação! Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei.

— O Senhor é um Deus guerreiro, o seu nome é “Onipotente”: os soldados e os carros do Faraó jogou no mar, seus melhores capitães afogou no mar Vermelho.

— Afundaram como pedras e as ondas os cobriram. Ó Senhor, o vosso braço é duma força insuperável! Ó Senhor, o vosso braço esmigalhou os inimigos!

EVANGELHO:
Mt 12,38-42

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.

40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.

42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Escribas e fariseus querem ver um sinal feito por Jesus. Mateus usa aqui o vocábulo “sinal”, e não “milagre”. Escribas e fariseus querem ver algo extraordinário, fora do comum, que justifique o que para eles são pretensões de Jesus. A resposta de Jesus é densa e se encontra sintetizada em Marcos e sem acréscimos em Lucas. O único sinal que Jesus dará será o do profeta Jonas. O sinal do profeta é a sua pregação com a conversão dos ninivitas que deixaram o mau caminho e a violência social que praticavam, a violência que tinham nas mãos.

É próprio de São Mateus amenizar as cenas fortes. À pregação de Jonas, à conversão dos ninivitas, ao juízo final, Mateus acrescenta os dias da sepultura de Jesus, que se tornam o sinal de Jonas em lugar da conversão social dos ninivitas. Jonas ficou três dias e três noites no seio do peixe, e Jesus, no seio da terra. Na realidade, Jonas não ficou no ventre do peixe. Saiu. E Jesus não ficou no ventre da terra. Ressuscitou!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Acolhamos a Palavra de Deus para o nosso dia e deixemo-nos conduzir por seus ensinamentos..

Façamos o Sinal da Cruz com o sentimento de sintonizar com a proposta de Jesus: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo”. Amém.
“Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração para que a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)

Pedir sinais é próprio do ser humano. Caminhamos na fé e é compreensível querer sinais de que estamos no caminho da verdade e da vida. Mas para pedir sinais é preciso que haja o amor capaz de reconhecer os sinais de Deus. O pedido não pode ser motivado pelo medo, como no caso de Jonas, ou pela desconfiança como no caso dos fariseus e mestres da Lei.

“A ideia de um sinal de legitimação se encontra em algumas das grandes personalidades do Antigo Testamento. Mas essa não era a única garantia da autenticidade. Jesus recusa dar um sinal para provar sua missão, porque nenhum milagre é capaz de despertar a fé naqueles que não desejam comprometer-se com a Boa-Nova. Eles queriam um espetáculo e, mesmo assim, desqualificariam o sinal. O único sinal que Jesus dá é o da sua morte e ressurreição, consequência e selo da autenticidade de sua missão. Para os que não têm fé, nenhum milagre é suficiente. Nem a ressurreição de Lázaro foi suficiente. O verdadeiro sinal, nas comunidades cristãs, é o amor. Este também pode ser recusado. O pior cego é aquele que não quer ver.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual apelo o Senhor me faz por meio desta censura aos fariseus e mestres da Lei? Qual é o grande sinal da autenticidade de Jesus como Filho de Deus para mim?

Oração (Vida)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !