Liturgia diária Em busca de um sinal - Lc 11,29-32

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 11,29-32

O caminho de conversão é exigente. Precisamos predispor vontade, mente e coração. É certo que não caminhamos sozinhos. Deus nos concede a sua graça.

Façamos a oração do dia: Pai, torna-me dócil e sensível para acolher as palavras de Jesus, sem exigir sinais espetaculares como pré-requisito para aderir a ele.

1ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 24 de fevereiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Jn 3,1-10 

Leitura da Profecia de Jonas.

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.

3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.

5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza.7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens

e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.

9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 51(50) 

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

EVANGELHO:
Lc 11,29-32 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Nenhum sinal será dado a esta geração, a não ser o sinal de Jonas.” Os habitantes de Nínive se converteram com a pregação de Jonas. Jesus está pregando, e quem o ouve não se converte. No dia do juízo final, os ninivitas se levantarão e condenarão esta geração que não ouviu a pregação de Jesus. E com os ninivitas se levantará a Rainha do Sul, que também condenará esta geração. Ela veio de sua terra para ouvir a sabedoria de Salomão.

Ora, a sabedoria de Jesus é maior do que a de Salomão. O que viu a rainha e do que se converteram os ninivitas? A rainha viu como Salomão administrava a justiça para o bem do seu povo, e o rei de Nínive convocou seu povo a deixar a violência que tinha nas mãos. Justiça e violência se excluem. Onde uma se apresenta, a outra se ausenta.

Quaresma é tempo de conversão pessoal e de conversão social. Preste atenção ao tema da Campanha da Fraternidade. É dirigido a toda a população para que a sociedade se converta. Diz o Livro de Jonas que o povo se converteu e também os seus governantes. A Rainha do Sul veio ver a atividade social de um bom governante.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O apelo à conversão mais uma vez está presente na liturgia de hoje. É própria deste tempo litúrgico a insistência para abrirmos o coração para Deus e para os irmãos. O caminho de conversão é exigente. Precisamos predispor vontade, mente e coração para darmos passos. É certo que não caminhamos sozinhos. Deus nos concede a sua graça.

Peçamos ao Senhor sua luz e sua graça para rezar bem a Palavra de Deus deste dia e acolher o seu projeto de amor em nossa vida:

Leitura (Verdade)

Evangelho: Lc 11,29-32 Acorrendo as multidões em grande número, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração perversa. Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão […]. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão; pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas”.

O que diz o texto bíblico? A quem Jesus se dirige? Qual sinal o povo estava buscando? Por que Jesus diz que nenhum sinal será dado a não ser o sinal de Jonas? Por que Jesus diz que o Filho do Homem será o sinal para esta geração?

“Uma mulher estrangeira aceitava até as migalhas que caíam da mesa. No entanto, muitos dos filhos do Reino rejeitam Jesus e sua proposta. O profeta Jonas é relacionado com a missão de Cristo. Ele proclamou a conversão, e os ninivitas, antes de serem julgados, fizeram penitência. As multidões escutavam Jesus. A acolhida é entusiasta por parte dos últimos da sociedade. Além das fronteiras de Israel, homens e mulheres de boa vontade acolhem a sabedoria profética. Porém, os mais instruídos, que conheciam as profecias e as tradições, exigem um sinal. Jesus é o próprio sinal. Jonas ficou três dias no ventre de um peixe; Jesus ficará três dias no seio da terra. A autossuficiência impede de acolher a Boa-Nova.”

Meditação (Caminho)

Como o apelo à conversão proclamado por Jonas e recordado por Jesus é acolhido em seu coração? Você precisa de sinais para crer? Diante do apelo à conversão, qual é a sua resposta?

Oração (Vida)

Converter-se é sair dos nossos esquemas de justiça, das nossas opiniões fixas, das nossas obsessões. É preciso um abandono confiante a Deus e continua vigilância.

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Aceitar a palavra de Deus com a simplicidade de uma criança.

Bênção

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !