Oração diária, Nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas... - Lc 11,29-32

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 11,29-32

Façamos a oração do dia: Pai, torna-me dócil e sensível para acolher as palavras de Jesus, sem exigir sinais espetaculares como pré-requisito para aderir a ele

28ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 11 de outubro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Rm 1,1-7  

Início da Carta de São Paulo aos Romanos.

1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.

5É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.

6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 98(97)

— O Senhor fez conhecer a salvação.

— O Senhor fez conhecer a salvação.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e o seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória.

— O

Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel /pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!

EVANGELHO: Lc 11,29-32

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.

32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Subindo para Jerusalém, Jesus diz que o sinal pelo qual ele quer ser reconhecido é o sinal de Jonas. No Livro de Jonas está escrito que, depois da pregação do profeta, os ninivitas se converteram de seu mau caminho e da violência que tinham em suas mãos. Diante dessa conversão, Deus não destruiu a cidade de Nínive como tinha prometido. Ora, os ninivitas, que eram pagãos, se converteram de um grave pecado, a violência social, e ali está alguém maior do que Jonas, Jesus Cristo, pregando como Jonas, e o povo de Israel não se convertia e não reorganizava sua vida social.

No dia do juízo final, Jonas e a Rainha do Sul vão se levantar e condenar aquela geração do tempo de Jesus que não o ouviu. Quem é esta Rainha do Sul? É aquela que veio de Sabá para ver como Salomão organizava a vida social e administrava a justiça. Sinal de Jonas, portanto Sinal de Jesus, que é mais do que Salomão, é tudo o que se faz para que os seres humanos vivam bem em sociedade uns com os outros, sem mãos violentas. “Pólis” é a cidade. Política é a boa administração da “pólis”.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Peçamos ao Senhor que possamos bem rezar a Palavra de Deus deste dia e acolher o seu projeto de amor em nossa vida: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do texto e procure identificar suas palavras-chave. A quem se dirige? Qual sinal o povo estava buscando? Por que Jesus diz que nenhum sinal será dado a não ser o sinal de Jonas? Por que Jesus diz que o Filho do Homem será o sinal para esta geração?

“Dois aspectos da história de Jonas são lembrados e relacionados com Jesus. Jonas proclamou a conversão para os habitantes de Nínive, antes de serem julgados. Jonas tornou-se um exemplo para os ninivitas por ter sido resgatado da morte, após permanecer três dias no ventre da baleia. Há um aceno muito claro para o grande sinal dado por Jesus: sua morte e ressurreição. Jonas e a Rainha do Sul, tendo recebido menos luzes, souberam perceber os sinais de Deus. Jesus é maior que Jonas e a Rainha do Sul, mesmo assim será ignorado por uma geração perversa, que se exclui da Boa-Nova. Não é um sinal maravilhoso que leva os homens à conversão, mas sim a adesão ao projeto da nova história que Jesus vem inaugurar.”

Meditação (Caminho)

Jesus é o grande sinal, o Enviado de Deus, muito maior do que Salomão e do que Jonas. Porém, é necessária a conversão do coração para reconhecer que tudo o que Jesus ensina e faz é sinal: a libertação dos oprimidos, promoção da vida, resgate da dignidade, curas…

O que o texto diz para sua vida? Como o apelo à conversão proclamado por Jonas e recordado por Jesus foi acolhido em seu coração? Você precisa de sinais para crer? Diante do apelo à conversão, qual é a sua resposta?

Oração (Vida)

Um coração penitente é um coração simples, humilde, confiante no Senhor. Qual oração brotou em seu coração?
Apresente sua prece ao Senhor. Hoje fazemos memória do Papa São João XXIII – o Papa que abriu o Concílio Vaticano II e deu novos horizontes a evangelização na Igreja.


Rezemos pelas comunidades cristãs para que sejam abertas aos sinais dos tempos, fortes na esperança e generosas na solidariedade.

Contemplação (Vida e Missão)

Em seu coração, existe o verdadeiro desejo de mudança? Que outro apelo a palavra de deus lhe faz? O que você deseja colocar em prática na sua vida?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !