Oração diária, Para onde eu vou, vós não podeis ir - Jo 8,21-30

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 8,21-30

Jesus afirma e não deixa de afirmar sua identidade com Deus. Ele atribui a si mesmo o nome do Deus de Israel. Muitos creram nele.

Façamos a oração do dia: Pai, reforça minha fé em teu Filho Jesus, cuja morte nos resgata da escravidão do pecado e nos introduz no reino da fraternidade.

Um pedido especial de ajuda ! Meu pai esta internado desde dia 14 de março, nao estou conseguindo pagar as contas referente ao site, ano passado acumulei uma divida alta, consegui pagar uma parte e outro valor alto parcelei em 24 parcelas. Me pai é acamado ha 2 anos e agora internado os gastos aumentaram. Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente. Meu pix é 19 987634283 – anderson roberto fuzatto. Quem não tem pix e puder doar por boleto esse é meu numero de WhatsApp 19 987634283 me chama e como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

5ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 23 de março de 2021

PRIMEIRA
LEITURA: Nm 21,4-9 

Leitura do Livro dos Números.

Naqueles dias, 4os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom.

Durante a viagem, o povo começou a impacientar-se, 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”.

6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”.      

Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 102(101)

— Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.

Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.

— Ouvi, Senhor, e escutai minha oração, e chegue até vós o meu clamor! De mim não oculteis a vossa face no dia em que estou angustiado! Inclinai o vosso ouvido para mim, ao invocar-vos atendei-me sem demora!

— As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.

— Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.

EVANGELHO: Jo 8,21-30 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo

João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”

23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.

25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que “eu sou”. Um dia saberão que um profeta esteve entre eles. Um dia saberão que Deus mesmo bateu às suas portas e que elas permaneceram fechadas. Jesus sabe que o preço desse conhecimento é sua elevação na cruz. “Então saberão que ‘eu sou’”. “Eu sou” é o nome revelado por Deus a Moisés quando o enviou em missão para libertar o seu povo da escravidão no Egito. Jesus afirma e não deixa de afirmar sua identidade com Deus. Ele atribui a si mesmo o nome do Deus de Israel. Muitos creram nele. Morrerá em seus pecados quem não acreditar que ele é o “Eu sou”.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Acolhamos o que o Evangelho quer nos dizer hoje por meio da Palavra do próprio Jesus: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que ‘eu sou’, e que nada faço por mim mesmo, mas falo apenas aquilo que o Pai me ensinou”. Esse é o apelo que o Senhor faz a cada um de nós:

Leitura (Verdade)

O que dizem os judeus? Qual a pergunta fundamental deles? Qual a resposta de Jesus/ A que saída deste Ele se refere? Leia novamente o Evangelho com estas perguntas no coração.

“Jesus tem duas opções fundamentais: o Reino e o Pai. A escolha traz junto as consequências. O pecado é a recusa deliberada da salvação. Essa recusa, de alguma maneira, é feita em nome da verdade e das tradições. No Monte Horeb, Deus disse de si mesmo: “Eu sou aquele que é”. Jesus, por sua vez, garante: “Eu sou”. É a dureza do verbo ser. Para o evangelista, esta é a sublime e radical afirmação da divindade de Jesus, juntamente com os traços que sublimam sua plena humanidade. O Pai, que enviou seu Filho ao mundo, nunca o abandona. A última palavra não será da morte, mas do seu amor, que se revela na Ressurreição. A morte de Jesus não é o fim, mas o começo. Para chegarmos à Ressurreição, teremos que passar pelo calvário.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? Qual palavra do evangelho encontrou sintonia com sua vida, suas expectativas? Jesus o (a) surpreende? Como você acolhe e interpreta a fatalidade que é a morte humana? O que essas palavras de Jesus dizem para sua fé?

Oração (Vida)

Na oração de hoje apresente a Jesus as pessoas doentes, as que não creem, de sua família ou próximas de você.
“Senhor, nosso Deus, que nos concedeis muito mais do que ousamos pedir e esperar, dai-nos um coração confiante e atento às surpresas do vosso amor. Por Cristo Senhor nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando esse diálogo dos judeus com Jesus que atitude você se propõe viver com mais propósito?

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !