Liturgia diária Anunciai a Boa-Nova a toda criatura! - Mc 16,15-20

São Marcos, evangelista – Ano Litúrgico A

25 de abril de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, contemplando tua ascensão para junto do Pai, assumo a tarefa de levar, ao mundo inteiro e a toda criatura, a mensagem do teu Evangelho.

PRIMEIRA LEITURA: 1Pd 5,5b-14

Leitura da Primeira Carta de São Pedro – Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte.
7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.
11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A

igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 88

          — Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

— Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?

— Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.

EVANGELHO:  Mc 16,15-20

class="textogeral">         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Uma pausa no Tempo Pascal para celebrar o evangelista São Marcos, autor do primeiro dos Evangelhos escritos. Na primeira carta de Pedro, o apóstolo chama Marcos de filho. “Manda-vos saudações a comunidade dos eleitos que está em Babilônia e, em particular, Marcos, meu filho”. Daí vem a tradição de que Marcos escreveu baseado no que ouviu das pregações de Pedro. Sua mãe se chamava Maria e vivia em Jerusalém. Em sua casa São Pedro se abrigou quando saiu da prisão. Era primo de Barnabé, com quem participou da primeira viagem missionária em Chipre, juntamente com São Paulo. No Egito, os cristãos dizem que Marcos é o fundador da Igreja de Alexandria. Seu Evangelho é considerado o mais antigo, anterior ao de Mateus e de Lucas. Nele se pode destacar a preocupação com o carreirismo na vida dos Apóstolos, que aparece como empecilho no seguimento de Jesus, e o confronto com o poder demoníaco agindo quer pelo ensinamento dos escribas, quer pelo poderio militar romano. Seu símbolo bíblico como evangelista é o leão. Foi martirizado e suas relíquias se encontram em Alexandria, na Basílica de São Marcos em Veneza, Itália, e em Braga, Portugal.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos a festa de São Marcos, evangelista, considerado o autor do segundo Evangelho. Conta-se que sua casa era o lugar de encontro dos primeiros cristãos, e que provavelmente foi também em sua casa que Cristo celebrou a última Ceia. Peçamos que São Marcos interceda por nós para que aprendamos com ele a viver o Evangelho de Jesus Cristo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” O que acontece depois que Jesus fala com os discípulos? Faça a leitura do texto pausadamente, destacando os personagens e os verbos que mais lhe chamam atenção. Qual é a mensagem central do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Qual parte do texto mais o(a) tocou? Que caminho ele o(a) convida a seguir? Você sente a necessidade de lê-lo novamente? Releia o Evangelho e procure escutar a voz do Senhor, para identificar o caminho que Ele lhe indica.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Senhor, por meio da Palavra, veio até você e falou ao seu coração. Agora é a sua vez: aproxime-se de Deus, Pai de amor e misericórdia, e, sem medo e reservas, faça a sua oração de perdão, louvor, agradecimento ou súplica.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta neste momento? Que atitude nova você deseja tomar hoje, de acordo com os ensinamentos de Jesus?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !