Oração diária, O primeiro de todos os mandamentos - Mc 12,28b-34

3ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

20 de março de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 19 de março Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me compreender sempre mais que o eixo da minha vida de fé deve consistir num amor entranhado a ti e a meu próximo

PRIMEIRA LEITURA: Os 14,2-10

Leitura do Livro da Profecia de Oséias

Assim fala o Senhor Deus: 2“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia”. 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano.
8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 81(80)

         — Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
— Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

— Eis que ouço uma voz que não conheço: “Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. Na angústia a mim clamaste, e te salvei.

— De uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! se quisesses me escutar.

— Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

— Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos. Eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com o mel que sai da rocha o fartaria”.

EVANGELHO: Mc 12,28b-34

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma , de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento, é bastante claro, se não totalmente. Mas o que significa amar a Deus com toda a força? Amar com força seria amar com força de vontade? Com força física, amar de corpo inteiro? Tudo é possível. Os judeus da Antiguidade mostram seu amor e sua obediência a Deus oferecendo sacrifícios de animais, entre outros. Ofereciam seus bens, que também serviam para alimentação e manutenção dos servidores do Templo. “Com toda a tua força” pode significar “com os nossos bens materiais”, com a ofertas em dinheiro, com o dízimo paroquial, com alimentos, com roupas para o bazar. Como andam as suas contribuições para as obras de caridade e a manutenção de sua comunidade? O guarda-roupa é para guardar roupa. Não haverá roupa demais guardada? Tempo de Quaresma, tempo de revisão, tempo de partilha. Ame a Deus de todo o coração e com toda a força, e ame o próximo como Jesus amou.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Prepare seu coração, para a escuta da Palavra, rezando com esta música,
Invocações ao Espírito santo:
Vem Espírito Santo, despertar a nova vida que vejo em mim.
Vem Espírito Santo, leva o meu coração pra mais perto de Ti.
Vem Espírito Santo, desenhar uma nova história em mim.
Vem Espírito Santo, faz de mim prova viva de que é mais feliz quem a Ti amar e contigo recomeçar.
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Que tema perpassa a discussão dos personagens? Procure compreender o contexto do relato bíblico: lugares, pessoas, perguntas…
“É próprio das sociedades decadentes multiplicarem-se leis. O universo religioso do tempo de Jesus havia catalogado centenas de leis, algumas positivas e outras proibitivas. Para muitos, todas as leis tinham a mesma força, destacando, porém, o descanso sabático. É a quarta e última polêmica de Jerusalém. Ela se dá entre Jesus e um escriba, e acaba em bom entendimento. O escriba interrogou Jesus sobre o primeiro mandamento e Jesus amplia, apontando o segundo mandamento: o amor ao próximo. Este acordo é emblemático para o diálogo entre cristãos e judeus; eles têm origens comuns e aceitam um único Deus. Jesus insiste num segundo mandamento que privilegia o próximo e é específico do cristianismo: trata-se de amar a todos.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Qual palavra do texto encontrou mais sintonia com sua vida, suas atitudes? Em seu cotidiano, no relacionamento com as pessoas, como você vive os grandes mandamentos confirmados por Jesus? Que sentimento esta oração desperta em você?

Oração (Vida)
Deixe seu coração expressar seu amor maior, o amor a Deus. Faça-o com louvor e gratidão.
Agora expresse em forma de preces seu amor ao próximo. Olhe para os mais necessitados (pobres e ricos). Olhe para os rostos sofridos no meio da multidão. Para quem o Espírito Santo, que murmura em seu coração, lhe apresenta para que você abrace sua causa?

Contemplação (Vida e Missão)
Identifique os sentimentos que o(a) habitam após meditar esse Evangelho: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo!’ Não existe outro mandamento maior do que estes.” Proponha-se para uma atitude positiva.

Bênção
Benção especial da Quaresma

  • Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
  • O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
  • O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]