Oração diária, O primeiro de todos os mandamentos - Mc 12,28b-34

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 12,28b-34

Servindo a Deus com reta intenção, buscamos a união com Ele, que é tudo em todos. Nós o amamos com todo o coração, porque Deus é único

Façamos a oração do dia: Pai, faze-me compreender sempre mais que o eixo da minha vida de fé deve consistir num amor entranhado a ti e a meu próximo

3ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 12 de março de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Os 14,2-10 

Leitura da Profecia de Oséias.

Assim fala o Senhor Deus: 2“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia”. 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano.

8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que

tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 81(80

— Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

— Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

— Eis que ouço uma voz que não conheço: “Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. Na angústia a mim clamaste, e te salvei.

— De uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! Se quisesses me escutar.

— Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos. Eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com o mel que sai da rocha o fartaria”.

EVANGELHO: Mc 12,28b-34 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo

de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.

34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Tu não estás longe do Reino de Deus.” Se não estás longe, então estás perto. E o que foi que te aproximou do Reino de Deus? Saber com convicção qual é o primeiro de todos os mandamentos, sabendo que há um primeiro e um segundo e os dois são o mandamento do amor.

O que fazer agora para entrar no Reino de Deus? Saber já sei, a inteligência me ilumina. Preciso agora que a vontade se decida a praticar o que já sei. Mostre em palavras e obras que Deus é o absoluto de sua vida e que você ama o próximo como Jesus amou. Amando, conhecemos o Amor que é Deus, e a ele nos unimos.

Servindo a Deus com reta intenção, buscamos a união com ele, que é tudo em todos. Nós o amamos com todo o coração, porque Deus é único; com toda a alma, durante toda a vida; com todo entendimento, estudando; com toda a força, com os bens deste mundo. A prova de que queremos estar unidos a Deus está na união que buscamos entre nós.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Estamos aqui para entrar na presença divina e dialogar com Deus. Escutar e falar com Ele. Coloquemo-nos em silêncio, esvaziando a mente de toda a preocupação e deixando que o Evangelho deste dia faça ressonância em nosso ser.

Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo que reza em nós, repetido a invocação: “ Divino Espírito Santo, necessito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devo seguir e força para ser fiel ao que me revelas.”

Leitura (Verdade)

No evangelho deste dia, quem é o personagem que se aproxima de Jesus? A que classe social pertence este personagem? Qual é o tema central da conversa? Observe a pedagogia do diálogo.

“Numa religiosidade em decadência, os escribas e fariseus multiplicaram as leis. Para alguns, todos os mandamentos eram iguais; outros apontavam o descanso sabático como a referência maior no relacionamento com Deus. Um escriba queria saber qual o primeiro mandamento. Jesus responde mencionando o primeiro e o segundo, unindo, assim, o amor a Deus e o amor ao próximo. O texto traz uma referência clara ao monoteísmo, crença num único Deus. A resposta de Jesus chama a atenção para certa igualdade entre amor a Deus e ao próximo. Existem muitas maneiras de amar o próximo, mas uma só maneira de amar a Deus: amando o próximo. O amor é a marca do cristianismo, que pede amar a todos, inclusive o inimigo.”

Meditação (Caminho)

Procuro trazer o Evangelho para minha vida. O que o diálogo do escriba com Jesus diz para mim? Qual é o primeiro mandamento (prioridade) em minha vida? Ligo o amor a Deus com o amor ao próximo? Meu amor se traduz em atitudes ou fica apenas nas palavras?

Oração (Vida)

Deixe seu coração falar a Deus. Peça o dom da coerência entre palavra e ação. Peça luz e guia para encontrar sempre o sentido da conduta certa. De ter sensibilidade para com o próximo e humildade para deixar-se guiar pelos ensinamentos de Jesus. Fale com Deus a partir de seu intimo.

Contemplação (Vida e Missão)

O amor é uma realidade concreta, nos torna altruístas, servidores, compassivos, etc. Que sentimentos o Evangelho despertou em você? O que você quer por em prática hoje?

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !