Oração diária Qual é o maior mandamento da Lei?

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 22,34-40

Façamos a oração do dia: Pai, que o meu amor a ti se manifeste na solidariedade para com o meu próximo. E que a comunhão com o meu próximo expresse meu profundo amor por ti.

20ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 20 de agosto de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Rt 1,1.3-6.14b-16.22  

Início do Livro de Rute.

1No tempo em que os juízes governavam, houve uma fome no país e um homem de Belém de Judá foi morar nos campos de Moab com sua mulher e seus dois filhos. 3Entretanto, morreu Elimelec, marido de Noemi, e esta ficou sozinha com seus dois filhos. 4Eles casaram-se com mulheres moabitas, uma das quais se chamava Orfa, a outra, Rute. E ali permaneceram uns dez anos. 5Depois morreram também os dois, Maalon e Quelion e a mulher ficou só, sem os dois filhos e sem o marido. 6Então ela se dispôs a voltar do campo de Moab para a sua pátria com as duas noras, porque tinha ouvido dizer que o Senhor havia olhado para o seu povo, e lhe tinha dado alimentos.

14bOrfa beijou sua sogra e partiu. Rute, porém, ficou com Noemi. 15Esta disse-lhe: “Olha, tua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Vai com ela”. 16Mas

Rute respondeu: “Não insistas comigo para que te deixe e me afaste de ti. Porque para onde fores irei contigo, onde pousares, lá pousarei eu também. Teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus”. 22Assim Noemi voltou dos campos de Moab, acompanhada de sua nora Rute, a moabita. Regressaram a Belém, quando começava a colheita da cevada.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 146(145) 

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez mar e o que neles existe.

— Faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.

— O Senhor abre os olhos aos cegos o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.

— Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!

EVANGELHO:
Mt 22,34-40

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Mandamentos e preceitos da Bíblia dependem do mandamento do amor a Deus e ao próximo. No Antigo Testamento há 613 preceitos. A prática de todos eles deve ter a marca do amor. Observância da Lei que humilha os outros e os exclui não é realização da vontade de Deus. Fechar-se no próprio grupo, tratando os de fora como se fossem menos cristãos ou até como hereges e cismáticos, significa não ter assimilado os sentimentos de Cristo Jesus. Para viver a caridade fraterna, encontramos orientações no hino à caridade da Primeira Carta aos Coríntios.

A

caridade é paciente, é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não é orgulhosa, não faz nada de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça. A caridade se alegra com a verdade, desculpa tudo, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Temos aí um bom roteiro para a prática da caridade, lembrados de que é ela que nos abre as portas do céu. Caridade e amor são sinônimos. Caridade é o amor na prática social. Para viver em sociedade, precisamos da prática do amor nas relações mútuas, precisamos de uma caridade ativa e perseverante. Deus é amor. O amor começa em Deus e nele termina, por isso não fracassa nem se perde.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Neste dia, em que recordamos o coração de Jesus, peçamos que nosso coração seja semelhante ao dele e que possamos compreender e viver a sua Palavra.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Leia o texto do Evangelho de hoje com bastante calma, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção. Procure compreender o contexto do relato: lugares, pessoas, perguntas que são feitas… Em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus?

“É próprio das sociedades decadentes multiplicar leis, que acabam não sendo observadas. Os rabinos costumavam discutir sobre a prioridade dos mandamentos presentes na lei mosaica. Segundo seus cálculos, chegavam a 613. Uns achavam que o maior deles era o descanso sabático; outros eram de opinião de que todos eles tinham a mesma importância. A pergunta não era bem-intencionada e, como sempre, procurava comprometer o Mestre. Foi feita a ele uma pergunta, mas a resposta de Jesus é dupla: amar a Deus e amar o próximo. Jesus não olha para a Lei como uma lista de preceitos. Ele aponta para um projeto de vida orgânico que compreende uma dupla fidelidade: para com Deus e para com todo ser humano.” 

Meditação (Caminho)

Procuro compreender o que o Senhor me diz por meio desse relato bíblico. Como é minha fé? Como a dos fariseus? Procuro Jesus para provocá-lo?
Colocar Deus em primeiro lugar, orientar toda nossa vida para Deus, não é tão simples. Exige vigilância, desprendimento e humildade. A Lei “amar a Deus de todo o coração, com toda a alma, com todo o entendimento e amar ao próximo como a mim mesmo, é o primeiro e maior mandamento em minha vida?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra será vida em sua vida neste dia? Escolha a proposta que é mais favorável ao amor

Bênção

Faça essa benção em primeira pessoa.

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !