Oração diária Qual é o maior mandamento da Lei?

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 22,34-40

Todos os preceitos e mandamentos da Bíblia estão contidos nesse único mandamento do amor, com duas direções: Deus e o próximo.

Façamos a oração do dia: Pai, que o meu amor a ti se manifeste na solidariedade para com o meu próximo. E que a comunhão com o meu próximo expresse meu profundo amor por ti.

20ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 21 de agosto de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ez 37,1-14

Leitura da Profecia de Ezequiel – Naqueles dias, 1a mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos 2e me fez andar no meio deles em todas as direções.
Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos. 3Ele me perguntou: “Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?” E eu respondi: “Senhor Deus, só tu o sabes”. 4E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! 5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida.
6Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele

por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor”.

7Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida.

9Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida”. 10Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão! 11Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!’

12Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as

vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 107(106) 

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

— Que o digam os libertos do Senhor, que da mão dos opressores os salvou e de todas as nações os reuniu, do Oriente, Ocidente, Norte e Sul.

— Uns vagavam, no deserto, extraviados, sem acharem o caminho da cidade. Sofriam fome e também sofriam sede, e sua vida ia aos poucos definhando.

— Mas gritaram ao Senhor na aflição, e ele os libertou daquela angústia. Pelo caminho bem seguro os conduziu para chegarem à cidade onde morar.

— Agradeçam ao Senhor por seu amor e por suas

maravilhas entre os homens! Deu de beber aos que sofriam tanta sede e os famintos saciou com muitos bens!

EVANGELHO:  Mt 22,34-40

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

LEITURA ORANTE

Para que não haja dúvida sobre o que Jesus pensa e propõe, São Mateus conta esse episódio do doutor da Lei, que pergunta a Jesus qual é o maior mandamento. Ele não perguntou porque queria saber; perguntou com má intenção.

As palavras bonitas que saíram de sua boca vieram de um coração envenenado. Jesus responde com bondade e tranquilidade, porque a pergunta, embora feita com má intenção, é séria e a resposta, decisiva para a salvação. “Amar a Deus e amar o próximo.”

Todos os preceitos e mandamentos da Bíblia estão contidos nesse único mandamento do amor, com duas direções: Deus e o próximo. No cristianismo de Jesus não há outro mandamento, e é este que abre a porta do céu para quem nele quiser entrar.

O que farei ou o que fiz de bom hoje, para a alegria do meu próximo e a glória do meu Deus? A experiência do amor é dolorosa, porque o amor traz consigo muitas interrogações. No relacionamento humano, a outra parte pode ser ingrata e indiferente.

No entanto, também nós, eu também, sou às vezes complicado, desconfiado, magoo-me por qualquer coisa, faço “tempestade em copo d’água” e gosto de cenas.

A psicologia que estuda nossa alma, com seus sentimentos, nos ajuda em muita coisa, sobretudo em descobrir se lá no fundo não temos um sentimento ferido.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

Oração Inicial

Neste dia, em que recordamos o coração de Jesus, peçamos que nosso coração seja semelhante ao dele e que possamos compreender e viver a sua Palavra.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Leia o texto do Evangelho de hoje com bastante calma, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção. Procure compreender o contexto do relato: lugares, pessoas, perguntas que são feitas… Em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Que mensagem o texto transmite?

“Os fariseus desafiam Jesus no campo da própria especialidade: as leis. No tempo de Cristo, os escribas haviam contabilizado 613 Mandamentos e Leis: abrangendo normas positivas e proibições. Muitos eram de opinião de que todos os Mandamentos tinham o mesmo valor; outros destacavam o descanso sabático. A uma única pergunta, Jesus dá duas respostas. O maior mandamento é o amor a Deus e o segundo, amar o próximo como a si mesmo. Temos, na verdade, três mandamentos: amar a si mesmo, amar ao próximo e amar a Deus. A Torá, o livro das leis, é substituído pela lei do amor. Há mil maneiras de amar o próximo, mas uma só maneira de amar a Deus: amando o próximo. Não apenas amar o próximo bom, mas amar até o que não é amável.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?Procuro compreender o que o Senhor me diz por meio desse relato bíblico. Aproximo-me de Jesus para provocá-lo como faziam os fariseus? Como é minha fé? Questiono meu modo de proceder no diálogo com Jesus Mestre?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra será vida em sua vida neste dia? Escolha a proposta que é mais favorável ao amor verdadeiro.

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui