Liturgia diária Amor ao próximo

7ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico C

14 de maio de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, agradecido(a) por ter sido escolhido(a) e enviado(a) por ti, prometo entregar-me totalmente à missão que me confiaste.

PRIMEIRA LEITURA: At 1,15-17.20-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’
21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição.” 23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”.
26Então

tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 112

— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?

— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo.

EVANGELHO:  Jo 15,9-17

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.

/> – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me es¬colhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto

é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

São Matias. Discípulo da primeira hora, acompanhou Jesus e os apóstolos, testemunhou tudo o que o Senhor disse e fez, bem como a sua ressurreição. Foi por isso indicado pela comunidade como candidato a substituir Judas. A escolha foi feita por sorte, depois de rezarem juntos. Matias foi assim contado entre os Doze apóstolos. Lendas e tradições dizem que Matias pregou na Etiópia, no Cáucaso e morreu em Sebastopol, perto do mar Negro. São poucas as informações sobre a atividade missionária dos apóstolos. Os Atos dos Apóstolos são, na realidade, atos de dois apóstolos, Pedro e Paulo. Todos eles na verdade conheceram o Mestre não por estudo, e sim por contato pessoal. Beberam da fonte da salvação e saíram pelo mundo afora. Verdadeiros missionários da alegria, chegaram aos confins da terra formando comunidades cujas origens se perdem no tempo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Com o mesmo amor com que o Pai ama o Filho, Jesus ama os seus discípulos, ama cada um de nós. Acolhamos essa certeza em nosso dia, permaneçamos no seu amor e deixemo-nos conduzir por sua Palavra.
Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e da confiança que eu deposito em ti. Amém”.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Faça uma leitura atenta, prestando atenção às palavras que se repetem. Quantas vezes elas aparecem? Como é o amor de Jesus por nós? O que significa permanecer no amor de Jesus? O que você entende por: “Para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”? Qual mandamento o Senhor nos convida a assumir em nossa vida? O que significa dar a vida pelos amigos, no contexto do Evangelho?
Jesus está nos lembrando do fundamento do seu amor por nós: o amor do Pai. Ou seja, da mesma forma como o Pai o ama, assim também Jesus ama a humanidade. Isso nos fica claro já no primeiro versículo: “Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo”. Trata-se do mesmo amor que é manifestado do Pai para Jesus, de Jesus para os seus discípulos e entre eles. No Evangelho, o convite “permanecei no meu amor” nos chega com um apelo maior: permanecer em Jesus e no seu amor, amar e observar os seus mandamentos. A alegria completa, portanto, é fruto do permanecer em Jesus e no seu amor e da vivência de sua Palavra.

Meditação (Caminho)
Qual a mensagem do Evangelho para o seu dia? Como você percebe o amor de Jesus por você? Você experimenta a alegria de viver em Deus? A alegria de seguir Jesus faz parte da sua vida?

Oração (Vida)
O apóstolo Paulo entoa um hino ao amor na Carta aos Coríntios. Leia-o na sua Bíblia – 1Cor 13,1-13 –, faça desse hino sua oração e, em seguida, apresente ao Senhor a prece que brotou em seu coração durante esta leitura orante.
“Se eu falasse as línguas dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria. Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me entregasse como escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria. O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo” (1Cor 13,1-8).

Contemplação (Vida e Missão)
Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como vai atingir esse propósito?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !